Preparando-se para produzir novos modelos no Brasil, a Volkswagen estaria considerando uma mudança na fabricação do Nivus. O SUV-cupê compacto atualmente é feito em São Bernardo do Campo (SP) em sua totalidade, mas a empresa analisa a possibilidade de finalizar a montagem em São José dos Pinhais (PR) ou até mesmo transferir a produção completa para o complexo paranaense.
De acordo com o site Automotive Business, consultando fontes a par do assunto, a Volkswagen está fazendo um estudo de viabilidade e está conversando com os fornecedores sobre as possibilidades, por afetar a logística atual. Duas opções estariam sendo discutidas. A primeira é que o Nivus seja feito apenas em São José dos Pinhais, aproveitando que compartilha muito mais peças com o T-Cross do que com Polo e Virtus.
A segunda escolha seria fazer a carroceria em São Bernardo do Campo, além de pintá-la, para realizar a montagem final no Paraná. Apesar de ser mais complexa, a fonte ouvida pela publicação diz que ajudaria a fabricante a “evitar maiores impactos no sequenciamento dos processos que hoje existe na fábrica da Anchieta”. Oficialmente, a Volkswagen diz que não comenta planos futuros.
Esta movimentação ajudaria a Volkswagen de diversas maneiras. Hoje, São José dos Pinhais faz somente o T-Cross, então acrescentar o Nivus de alguma forma ajudaria a reduzir a ociosidade do complexo e a reduzir custos produtivos. A fábrica está utilizando o Programa de Proteção ao Emprego, reduzindo a jornada em 23% e a folha salarial em 50%. Com um segundo modelo, será mais fácil encerrar o programa e, consequentemente, levar os funcionários de volta à linha de montagem de forma integral.
Outro bom motivo é que isso liberaria espaço em São Bernardo do Campo, que hoje monta Virtus, Saveiro e Polo GTS, além do Nivus. A Volkswagen prometeu que teria uma linha de modelos de entrada que começaria com o Polo Track e que teria “três ou quatro veículos”. Recentemente, quando anunciou o investimento de R$ 9 bilhões no Brasil, a Volkswagen afirmou que isso daria origem a quatro modelos totalmente novos. Um deles será o SUV compacto abaixo de Nivus e T-Cross, a ser feito em Taubaté; e outro projeto é a picape inspirada no conceito Tarok, feita para enfrentar Fiat Toro.
O Automotive Business afirma que a picape anti-Toro não será feita no Paraná, ao contrário do que era ventilado até o momento, então São Bernardo do Campo aparece como uma possibilidade. Além disso, pode aparecer um dos veículos da linha de entrada. Se a VW aplicasse a mesma fórmula do Polo Track para o Virtus, isto ajudaria a aumentar a produção do sedã compacto, que hoje tem dificuldades para enfrentar o líder Chevrolet Onix Plus no segmento.
Fonte: Automotive Business