A Volkswagen mostrou as primeiras imagens do Golf GTI reestilizado durante a afeira CES 2024, porém com o hatch médio bem camuflado para esconder o seu design. O que o pessoal de Wolfsburg não se preocupou em fazer foi retirar as imagens da central multimídia que mostra o hot hatch. Navegar pelos menus dessa tela enorme revela o GTI 2025 sem nenhuma camuflagem.

Não está claro se isso foi uma gafe por parte da Volkswagen ou um vazamento deliberado, mas o que mais importa é que temos uma imagem um tanto clara do Golf GTI 2025. A foto granulada - que na verdade é uma captura de tela do vídeo abaixo - mostra os faróis remodelados. Eles agora são mais finos à medida que se aproximam da barra de luz central, que agora é dividida por um logotipo iluminado. O típico acabamento vermelho ainda está presente, estendendo-se de um farol ao outro.

Volkswagen Golf GTI 2025

Volkswagen Golf GTI 2025

Avaliação: VW Golf GTI 2021

Volkswagen Golf GTI 2021

Como você pode ver na comparação lado a lado acima, o para-choque dianteiro foi ligeiramente redesenhado. No entanto, ele mantém o padrão colmeia e os cinco LEDs que formam a letra "X". A "boca" do carro parece maior porque a parte preta do para-choque agora se estende até a área abaixo do emblema da VW. No GTI anterior, essa seção tem a mesma cor do resto da carroceria.

Novas "presas" que vão para cima em direção ao centro da entrada de ar também são perceptíveis. Essas rodas de liga leve parecem novas e nos lembram de um design usado pela Skoda para o Octavia RS mecanicamente relacionado. O restante do perfil parece ser idêntico - o que não é uma surpresa para um modelo com facelift.

Na traseira, a VW parece ter dado às lanternas traseiras uma atualização discreta nos gráficos, mantendo o mesmo formato e tamanho. O para-choque traseiro parece o mesmo, mas o ângulo não é tão bom e a resolução é inferior. O showcar da VW na CES, em Las Vegas, tem um spoiler traseiro impressionante e volumoso, na mesma linha do apimentado GTI Clubsport da Europa, mas esse não é o caso aqui.

Volkswagen Golf GTI 2025

Volkswagen Golf GTI 2025

Essas são diferenças sutis, mas ninguém estava realmente esperando uma grande reformulação de design para uma atualização da VW no meio do ciclo. O interior também será mais do mesmo, exceto pela tela de grandes dimensões e o retorno dos botões rígidos no volante. Não é à toa que o Golf Mk8 tem botões antigos no volante desde o primeiro dia nas versões menores vendidas na Europa e em outros mercados. As mais caras, como a R-Line, GTI e R, tinham as temidas teclas de toque capacitivo.

Ainda não se sabe se a caixa de câmbio manual sobreviverá ao facelift do GTI ou não. O Golf GTI 380 foi o último com câmbio manual, mas há rumores de que a VW pode ter mudado de ideia à luz das regulamentações mais flexíveis da Euro 7. Se o pedal da embreagem sobreviver, esperamos que ele continue no R também. Enquanto isso, a palavra oficial da VW é que a caixa de câmbio do tipo "faça você mesmo" está morta no GTI e no R. Pessoalmente, eu não contaria com uma configuração de três pedais.

A estreia mundial do Golf atualizado está programada para as próximas semanas. Espera-se que as variantes de desempenho sejam reveladas juntamente com as versões comuns não vendidas nos Estados Unidos. Lembre-se de que o Golf tem uma vasta linha global, que inclui um hot hatch a diesel GTD, uma perua R, um hatch esportivo híbrido plug-in GTE e as variantes comuns com motores a gasolina de três cilindros de 1,0 litro e quatro cilindros de 1,5 litro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com