A maior feira de tecnologia do muno, a CES, começa esta semana em Las Vegas e algumas montadoras já estão antecipando novidades. A Volkswagen, por exemplo, já anunciou oficialmente que o ChatGPT será integrado ao assistente de voz existente do seu sistema multimídia em vários modelos ainda este ano.

Caso você não saiba, o ChatGPT é um chatbot (um chat que dá respostas automáticas) de Inteligência Artificial que, para o bem ou para o mal, tenta imitar as conversas humanas. O ChatGPT não substituirá o sistema de fábrica da Volkswagen. Em vez disso, ele servirá como um assistente de backup quando o assistente IDA não tiver uma resposta clara para uma resposta. Os sistemas de comando de voz atualmente são limitados a algumas informações do carro ou buscam informações não tão complexas.

Isso significa que, em teoria, você poderá fazer perguntas aleatórias ao seu carro, como a distância até Júpiter, e o ChatGPT poderia dar uma resposta inteligente. Dizemos em teoria porque a VW não fornece detalhes sobre o grau de envolvimento que a conversa com seu futuro carro pode ter, embora um comunicado à imprensa afirme que ele pode "fornecer respostas relevantes a quase todas as perguntas imagináveis".

Volkswagen Golf with ChatGPT integration

No que diz respeito à segurança, a VW afirma que a integração do ChatGPT não acessa os dados do veículo, portanto, as informações pessoais não devem ser enviadas para a IA global. Além disso, todas as perguntas são "excluídas imediatamente", portanto, presumivelmente, você não deve ter problemas se perguntar algo como "quantos seguranças há no banco do outro lado da rua" ou qualquer outra pergunta que possa levantar as sobrancelhas. Ele também se integra perfeitamente ao sistema de infoentretenimento atual da VW, usando a mesma voz familiar. Nenhuma ação adicional é necessária para usá-lo.

"A Volkswagen sempre democratizou a tecnologia e a tornou acessível a muitos", disse Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, desenvolvimento técnico, no site . "Isso está simplesmente arraigado em nosso DNA. Como resultado, somos agora o primeiro fabricante de volume a tornar essa tecnologia inovadora um recurso padrão para veículos."

Um porta-voz da VW disse a Motor1.com que a funcionalidade ChatGPT será lançada primeiro nos mercados europeus, a partir do segundo trimestre de 2024. Atualmente, ela está passando pelo processo de aprovação para os Estados Unidos, mas ainda não há um cronograma para quando (ou se) ela será incorporada no país. Os primeiros carros a receber a tecnologia seriam o novo Golf, Tiguan, Passat e toda a linha de elétricos. A fabricante ainda não informou quando será lançado em outros mercados, como o Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com