Parte 2: De Kia a Volvo, veja os principais lançamentos de 2024
Confira a segunda parte da lista com as principais novidades para o mercado brasileiro neste ano
O ano de 2023 foi bastante agitado e não esperamos menos para 2024. Em duas partes, vamos mostrar os principais lançamentos de automóveis para o próximo ano. Esta é a segunda parte da lista, compreendendo de Kia a Volvo pela ordem alfabética. Da montadora premium, passando por chinesas com elétricos e modelos de volume, a lista está boa.
Não esqueça de ver também a primeira parte, com as novidades de Audi a Jeep. Alguns lançamentos já estão confirmados, outros ainda são especulações fortes no mercado, além de mais novidades que acabam aparecendo durante o ano e que ficaram bem guardados, principalmente nas importadoras. Vale lembrar que todo o texto em azul é um link para a matéria completa de cada lançamento.
Kia
A Kia reserva seu grande lançamento para o primeiro semestre de 2024, o EV9. Este SUV elétrico de sete lugares oferece versões com um ou dois motores elétricos, além de baterias de diferentes capacidades. A autonomia estimada é superior a 500 km. Detalhes sobre as configurações e preços específicos para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados. Vamos ver se vai ser lançado mesmo, pois a Kia havia prometido o EV6 para 2023 e até agora nada.
Mercedes-AMG C63 S E-Performance 2024
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz vai ser polêmica em 2024. Uma das novidades virá no formato do C63 AMG de nova geração, agora híbrido. Abandonando o motor V8, combina um motor 2.0 turbo de quase 480 cavalos com um motor elétrico de 200 cavalos. Também é aguardado um facelift para o SUV GLS e uma nova geração do Classe E, que terá como destaque câmeras internas e integração com redes sociais.
Mitsubishi
A Mitsubishi prepara-se para produzir a nova geração da L200 Triton no Brasil. Será a primeira a unificar a plataforma com as parceiras da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com as futuras Nissan Frontier e Renault Alaskan compartilhando da mesma arquitetura. Além disso, o retorno do Outlander PHEV, a versão híbrida plugin do SUV, está nos planos da marca para 2024.
Nissan
A Nissan anunciou investimentos no Brasil para dois novos SUVs. Embora a nova geração do Kicks seja esperada para 2025, um facelift para o modelo atual é previsto para 2024. O Sentra também passará por uma reestilização, seguindo a tendência de atualizações de modelos importados. O SUV médio X-Trail também é cotado para estrear este ano, com o sistema híbrido e-Power.
Omoda e Jaecoo (Chery)
As marcas Omoda e Jaecoo, parte do Grupo Chery, têm planos ambiciosos para o Brasil em 2024. Quatro novos modelos, incluindo Omoda 5 (foto acima), Omoda 5 EV, Jaecoo J7 e J8, serão lançados neste ano. Vale lembrar que, apesar de serem divisões da Chery na China, as duas marcas chegarão ao Brasil sem relação com o Grupo CAOA, controlador da marca Chery em nosso mercado.
Porsche
A Porsche trará uma das novidades mais aguardadas ao Brasil: o Macan elétrico. Este SUV de "entrada" estreará uma nova plataforma do Grupo VW, trazendo motores elétricos aprimorados e uma bateria mais eficiente, prometendo versões com quase 700 cavalos de potência. Além disso, o Panamera também receberá atualizações em 2024.
Peugeot
Uma das principais novidades da Peugeot para 2024 no Brasil será a apresentação do 2008 de nova geração. Embora o 2008 elétrico já seja comercializado por aqui com a renovação, apenas agora em 2024 o SUV deverá ser atualizado também para o modelo a combustão. Contudo, o modelo deixará de ser fabricado no Brasil, transferindo a produção para a Argentina, onde já é fabricado hoje o atual Peugeot 208.
Renault
A Renault tem duas novidades principais para 2024, mas que, curiosamente, foram vistas ainda no final do ano passado. A primeira deve ser o lançamento de fato do Kardian, um SUV para rivalizar com o Fiat Pulse e que teve os primeiros detalhes revelados em 2023. Além disso, o Duster Plus já foi alvo de flagras antes mesmo do lançamento oficial. O SUV passará por mais uma atualização visual.
Toyota
A Toyota trará um importante lançamento para o Brasil em 2024: o Yaris Cross, um SUV compacto que deverá contar com uma versão híbrida, prometendo ser a opção eletrificada mais acessível da marca. No entanto, sua produção por aqui deve ocorrer apenas no final do ano. Há também especulações sobre a reestilização do Corolla Cross e a possível chegada da Tundra, picape grande, ao mercado brasileiro para aproveitar o sucesso da categoria com modelos como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500.
Volkswagen
A Volkswagen prepara quatro lançamentos principais para 2024. O T-Cross passará por um facelift, prometendo melhorias no acabamento para se alinhar mais ao modelo europeu. O Nivus receberá não apenas uma atualização visual, mas também uma versão GTS com motor 1.4 turbo de 150 cavalos. A Amarok não terá mudanças mecânicas, mas ganhará mais tecnologia e um novo visual inspirado na Saveiro. Além disso, Motor1.com apurou que O Golf deve retornar ao Brasil, seja na versão GTI ou na versão mais potente, R.
Volvo
A Volvo mantém sua estratégia clara de transição para veículos elétricos no Brasil. Dois modelos importantes, o EX30 - SUV elétrico de entrada que já andamos - e o EX90 (modelo maior com tecnologia avançada, potência e autonomia superiores), são parte dessa visão. Com preços estimados abaixo de R$250.000, a Volvo busca impactar o mercado de carros elétricos no Brasil com lançamento do EX30.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Santana: os 40 anos de história do sedã mais famoso da marca no Brasil
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Contra demissões, 100 mil funcionários da VW fazem paralisação na Alemanha
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro