O ano de 2023 foi bastante agitado e não esperamos menos para 2024. Em duas partes, vamos mostrar os principais lançamentos de automóveis para o próximo ano. Esta é a segunda parte da lista, compreendendo de Kia a Volvo pela ordem alfabética. Da montadora premium, passando por chinesas com elétricos e modelos de volume, a lista está boa.

Não esqueça de ver também a primeira parte, com as novidades de Audi a Jeep. Alguns lançamentos já estão confirmados, outros ainda são especulações fortes no mercado, além de mais novidades que acabam aparecendo durante o ano e que ficaram bem guardados, principalmente nas importadoras. Vale lembrar que todo o texto em azul é um link para a matéria completa de cada lançamento.

kia-ev9-2024-das-exterieur

Kia

A Kia reserva seu grande lançamento para o primeiro semestre de 2024, o EV9. Este SUV elétrico de sete lugares oferece versões com um ou dois motores elétricos, além de baterias de diferentes capacidades. A autonomia estimada é superior a 500 km. Detalhes sobre as configurações e preços específicos para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados. Vamos ver se vai ser lançado mesmo, pois a Kia havia prometido o EV6 para 2023 e até agora nada.

Mercedes-AMG C63 S E-Performance 2024

Mercedes-AMG C63 S E-Performance 2024

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz vai ser polêmica em 2024. Uma das novidades virá no formato do C63 AMG de nova geração, agora híbrido. Abandonando o motor V8, combina um motor 2.0 turbo de quase 480 cavalos com um motor elétrico de 200 cavalos. Também é aguardado um facelift para o SUV GLS e uma nova geração do Classe E, que terá como destaque câmeras internas e integração com redes sociais.

Mitsubishi L200 Triton 2024 ao vivo

Mitsubishi

A Mitsubishi prepara-se para produzir a nova geração da L200 Triton no Brasil. Será a primeira a unificar a plataforma com as parceiras da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com as futuras Nissan Frontier e Renault Alaskan compartilhando da mesma arquitetura. Além disso, o retorno do Outlander PHEV, a versão híbrida plugin do SUV, está nos planos da marca para 2024.

Flagra mostra novo Nissan Kicks no Brasil

Nissan

A Nissan anunciou investimentos no Brasil para dois novos SUVs. Embora a nova geração do Kicks seja esperada para 2025, um facelift para o modelo atual é previsto para 2024. O Sentra também passará por uma reestilização, seguindo a tendência de atualizações de modelos importados. O SUV médio X-Trail também é cotado para estrear este ano, com o sistema híbrido e-Power.

Omoda 5 EV

Omoda e Jaecoo (Chery)

As marcas Omoda e Jaecoo, parte do Grupo Chery, têm planos ambiciosos para o Brasil em 2024. Quatro novos modelos, incluindo Omoda 5 (foto acima), Omoda 5 EV, Jaecoo J7 e J8, serão lançados neste ano. Vale lembrar que, apesar de serem divisões da Chery na China, as duas marcas chegarão ao Brasil sem relação com o Grupo CAOA, controlador da marca Chery em nosso mercado.

porsche-macan eletrico - projeção

Porsche

A Porsche trará uma das novidades mais aguardadas ao Brasil: o Macan elétrico. Este SUV de "entrada" estreará uma nova plataforma do Grupo VW, trazendo motores elétricos aprimorados e uma bateria mais eficiente, prometendo versões com quase 700 cavalos de potência. Além disso, o Panamera também receberá atualizações em 2024.

Peugeot 2008 GT 2024

Peugeot

Uma das principais novidades da Peugeot para 2024 no Brasil será a apresentação do 2008 de nova geração. Embora o 2008 elétrico já seja comercializado por aqui com a renovação, apenas agora em 2024 o SUV deverá ser atualizado também para o modelo a combustão. Contudo, o modelo deixará de ser fabricado no Brasil, transferindo a produção para a Argentina, onde já é fabricado hoje o atual Peugeot 208.

Renault Kardian

Renault

A Renault tem duas novidades principais para 2024, mas que, curiosamente, foram vistas ainda no final do ano passado. A primeira deve ser o lançamento de fato do Kardian, um SUV para rivalizar com o Fiat Pulse e que teve os primeiros detalhes revelados em 2023. Além disso, o Duster Plus já foi alvo de flagras antes mesmo do lançamento oficial. O SUV passará por mais uma atualização visual.

Toyota Yaris Cross

Toyota

A Toyota trará um importante lançamento para o Brasil em 2024: o Yaris Cross, um SUV compacto que deverá contar com uma versão híbrida, prometendo ser a opção eletrificada mais acessível da marca. No entanto, sua produção por aqui deve ocorrer apenas no final do ano. Há também especulações sobre a reestilização do Corolla Cross e a possível chegada da Tundra, picape grande, ao mercado brasileiro para aproveitar o sucesso da categoria com modelos como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500.

Volkswagen T-Cross 2024 - Europa

Volkswagen

A Volkswagen prepara quatro lançamentos principais para 2024. O T-Cross passará por um facelift, prometendo melhorias no acabamento para se alinhar mais ao modelo europeu. O Nivus receberá não apenas uma atualização visual, mas também uma versão GTS com motor 1.4 turbo de 150 cavalos. A Amarok não terá mudanças mecânicas, mas ganhará mais tecnologia e um novo visual inspirado na Saveiro. Além disso, Motor1.com apurou que O Golf deve retornar ao Brasil, seja na versão GTI ou na versão mais potente, R.

primeiras-impressoes-volvo-ex30-ultra-single-motor

Volvo

A Volvo mantém sua estratégia clara de transição para veículos elétricos no Brasil. Dois modelos importantes, o EX30 - SUV elétrico de entrada que já andamos - e o EX90 (modelo maior com tecnologia avançada, potência e autonomia superiores), são parte dessa visão. Com preços estimados abaixo de R$250.000, a Volvo busca impactar o mercado de carros elétricos no Brasil com lançamento do EX30.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com