Revelada globalmente em julho, a nova Mitsubishi L200 Triton é confirmada para o Brasil e terá produção nacional em Catalão (GO). A informação foi confirmada por Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, representante oficial da marca japonesa no país, durante o Salão de Tóquio (Japão). A nova geração da picape média está em fase de homologação, com motor já preparado para as normas de emissões do Proconve L8 e irá conviver com o modelo anterior nas lojas.

É uma mudança sobre a estratégia usada até então pela empresa no Brasil. Normamente, as novas gerações da Mitsubishi L200 Triton chegam importadas e são localizadas um tempo depois, então a sua chegada já com produção nacional é uma boa notícia. Infelizmente, Correia não confirmou quando será o lançamento, por conta do trabalho de homologação ainda em andamento.

Motor1.com viu a picape de perto no Salão de Tóquio, onde está sendo exibida. Se pelas fotos ela parecia exagerada, pessoalmente o seu design é bem menos esquisito. Traz uma identidade visual nova para a Mitsubishi, alterando a grade para usar três seções horizontais, o que já deixa a caminhonete com um design bem diferente. Manteve os faróis divididos e um contorno em “C” em volta do conjunto ótico.

A surpresa é o interior, que está em outro nível comparado com o da picape atualmente à venda no Brasil, usando materiais muito melhores no acabamento e com um visual mais moderno. Ainda não adotou um painel de instrumentos digital como outros modelos na categoria, mas já recebe tecnologias como controle de cruzeiro adaptativo, sensor de pointo cego, assistente de permanência em faixa e mais.

Mitsubishi L200 Triton 2024

Seguirá com o motor 2.4 turbodiesel, que passou por uma série de alterações na versão usada no mercado global, sendo oferecido em três configurações: 149 cv e 33,6 kgfm; 183 cv e 43,8 kgfm; e 204 cv e 47,9 kgfm. A fabricante ainda não fala sobre os números para o Brasil, lembrando que o modelo atual entrega 190 cv e 43,9 kgfm. A transmissão pode ser uma manual ou automática, ambas de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida.

Após este primeiro contato, a Mitsubishi L200 Triton passou a impressão de que será uma das picapes mais atualizadas do mercado brasileiro, junto com a Ford Ranger, aumentando suas chances de crescer e encontrar novos clientes. Se desembarcar já no ano que vem, chegará em um bom momento, pois a Volkswagen Amarok terá somente uma reestilização, enquanto a Chevrolet S10 tem indicado que mudará bem menos do que o esperado. Já a Toyota Hilux, líder do mercado, está perto de ganhar uma nova geração, mas que ainda deve demorar um tempo para desembarcar no Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com