O segmento das picapes grandes cresceu muito no Brasil nos últimos anos, desde que a Ram 1500 desembarcou por aqui. O bom desempenho nas vendas estimulou a Ford a trazer a F-150 e a Chevrolet inicou a comercialização da Silverado. Mesmo liderando entre as picapes médias, a Toyota ainda não fala oficialmente sobre trazer a Tundra, mas parece que isso pode mudar em breve.

De acordo com nossos colegas do WM1, a Toyota está estudando a importação da Tundra, algo que já estaria sendo discutido há algum tempo. Tanto é que a fabricante já registrou o desenho industrial da caminhonete no INPI, mostrando que já ao menos um interesse. A empresa falou algumas vezes que não pensava em ter mais picapes na região além da Hilux, seja menor ou maior. Só que agora a própria já comentou que estuda criar outras 9 picapes.

Trazer a Tundra seria uma escolha óbvia, por ser uma opção para quem quer uma picape maior e mais luxuosa do que a Hilux. Não teria tanto problema para se posicionar contra as rivais em questão de preço, pois todas chegam importadas dos Estados Unidos, pagando os mesmos impostos – poderia ser diferente caso uma delas viesse do México, beneficiando-se do acordo comercial para não pagar o imposto de importação.

O WM1 ainda afirma que a versão escolhida seria a com motorização híbrida, composta pelo 3.4 V6 biturbo de 394 cv e 66,2 kgfm, combinado a um propulsor elétrico na transmissão, etregando um total de 443 cv e 80,5 kgfm. Trabalha com uma transmissão automática de 10 marchas, sempre com tração 4x4.

Toyota Tundra 2022

Apesar de não ter um V8 como as rivais, a tundra acabaria sendo mais potente e com mais torque. A Ram 1500 estreou com o 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm, enquanto a Ford F-150 usa um 5.0 V8 de 405 cv e 56,7 kgfm. A Chevrolet escolheu um caminho diferente para a Silverado, usando o 5.3 V8 de 360 cv e 53 kgfm, ao invés do 6.2 V8 compartilhado com o Camaro, de 426 cv e 64 kgfm.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com