Inaugurado em abril de 2014, o complexo industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, acaba de alcançar a marca histórica de 600 mil veículos produzidos. O feito foi simbolizado com a produção de exemplar do Kicks na versão Exclusive e pintado na cor azul. Sozinho, vale lembrar, o SUV responde por 324 mil unidades do total fabricado até hoje na planta (os finados March, Versa e V-Drive completam o montante).

As atividades da fábrica fluminense vão desde a área de estamparia até as pistas de testes, passando pela chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade, além da fábrica de motores. De total de 600 mil veículos produzidos, cerca de 85 mil foram exportados para 8 países da América Latina, sendo a Argentina o maior mercado de exportação atendido (65% do total).

Resende emprega atualmente 2.100 funcionários e cerca de 15% da mão de obra é feminina. As instalações contam com 95 robôs e 159 AGVs (Automatic Guided Vehicles), que são pequenos robôs auto-guiados responsáveis por conduzir carrinhos de peças e plataformas. O único modelo produzido atualmente é o Kicks. Além dele, a fábrica produz o conhecido motor 1.6 16V flex da Nissan.

Novos SUVs à vista

Recentemente, a Nissan anunciou que o complexo de Resende receberá importantes investimentos e viverá nova fase. Ao todo, serão aplicados nos próximos anos R$ 2,8 bilhões para produção local de dois novos SUVs. Um deles será a próxima geração do Kicks, que já começou a rodar em testes e deverá chegar às lojas em 2025. O segundo modelo ainda é um mistério. Outra novidade será a produção de novo motor turbo.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com