Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia

Nas Filipinas, hatchback sai de linha após 16 anos de comercialização

Toyota Yaris Cross Toyota Yaris Cross

Ao contrário do irmão sedã, que foi inteiramente reformulado e nos próximos anos deve chegar ao Brasil, o Toyota Yaris Hatchback não trocará de geração. Em alguns mercados da Ásia, como na Tailândia, o modelo recebeu pequenos retoques no visual e seguirá vivo por mais alguns anos. Já em outros, como nas Filipinas, o compacto sai de linha em definitivo e terá seu espaço ocupado pelo novato Yaris Cross.

No mercado filipino, o Yaris Hatchback se despede depois de 16 anos de comercialização e reduz ainda mais a oferta de modelos neste segmento. Com a saída do Toyota, clientes interessados em compactos da categoria ficam restritos à três opções: Suzuki Swift, Mazda 2 e Honda City Hatchback.

Embora a Toyota não confirme, tudo indica que esta mesma solução de mercado será aplicada no Brasil. Tanto é que o Yaris Cross já roda em testes por aqui e tem lançamento aguardado par ao ano que vem. Por aqui, o modelo representará a marca no super concorrido segmento de SUVs compactos e disputará mercado com Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia.

Ao todo, o Yaris Cross mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 m de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. Será equipado com motor 1.5 aspirado flex na versões de acesso e terá conjunto híbrido-flex (motor 1.5 tradicional combinado com propulsor elétrico) nos acabamentos mais caros. A eletrificação será o principal diferencial do modelo no segmento.

A produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), que já está sendo preparada para receber o modelo. A plataforma adotada é a DNGA (versão mais simples da arquitetura TNGA usada por Corolla e outros veículos).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com