Novo Toyota Camry 2025 abandona V6 e se torna apenas híbrido
Concorrente histórico do Honda Accord, sedã grande quer um público mais jovem
Depois do Corolla, o Camry é o segundo nome mais importante da Toyota quando falamos em sedãs. Apesar de no Brasil vender para um público de nicho, posicionado como um sedã grande de luxo, em mercados como os Estados Unidos seu papel é um pouco mais simples, vende cerca de 300 mil unidades por ano, o que justifica esse novo Camry.
O Toyota Camry 2025 é a nona geração do sedã. Ela aposenta as motorizações apenas a combustão e se torna apenas híbrido, com opção de tração dianteira ou integral, e quatro versões diferentes ao menos no mercado norte-americano. A má notícia é que acabou perdendo o clássico V6, que já tinha se despedido do Brasil em 2021.
Seu trem de força híbrido combina um motor de 2.5 de quatro cilindros com motores elétricos. A variante com tração dianteira recebe dois motores elétricos e produz um total de 225 cv. A versão AWD adiciona um terceiro motor-gerador ao eixo traseiro, aumentando a potência total para 232 cv. Ambos os trens de força usam uma transmissão continuamente variável controlada eletronicamente (eCVT). O sistema híbrido usa uma bateria de íons de lítio, mas a Toyota não está divulgando sua capacidade até mais perto do lançamento do novo Camry.
Parece que o motor V6 está morto no Camry. "Isso é apenas parte da mudança para um sistema totalmente híbrido", disse um porta-voz à Motor1. "[O] novo sistema terá ampla potência e será reajustado para proporcionar uma sensação de maior desempenho ao dirigir."
No entanto, esse Camry de nona geração é uma atualização pesada, não um carro totalmente novo. O modelo 2025 é montado sobre a mesma plataforma TNGA-K que estava sob o modelo de oitava geração, no entanto, há uma suspensão reformulada com novos amortecedores e ajuste revisado. A montadora afirma que a configuração oferece "capacidade de resposta aprimorada e manuseio ágil".
O Camry 2025 tem uma aparência semelhante à do modelo de oitava geração, com uma grande grade frontal inferior e faróis finos. O novo modelo tem faróis, luzes de rodagem e lanternas traseiras de LED de série. Ocean Gem e Heavy Metal são as novas opções de pintura disponíveis, além das cores atuais do Camry, Ice Cap, Wind Chill Pearl, Celestial Silver Metallic, Underground, Midnight Black Metallic, Supersonic Red e Reservoir Blue.
O modelo XSE tem um painel inferior na cor da carroceria, acabamento preto no porta-malas e rodas de 19 polegadas. Ele está disponível com um teto Midnight Black Metallic em combinação com Ocean Gem, Wind Chill Pearl, Heavy Metal e Supersonic Red.
O Camry vem com um painel de instrumentos digital de 7,0 polegadas e uma tela de infotainment de 8,0 polegadas. O XLE e o XSE apresentam telas de 12,3 polegadas para os medidores e funções multimídia. A tecnologia inclui suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de ter uma base de carregamento sem fio. Os níveis mais altos também oferecem um head-up display de 10,0 polegadas. Há também um sistema JBL de nove alto-falantes disponível.
As várias versões oferecem estofamento diferente. A SE usa SofTex com detalhes em branco sobre Boulder ou Black. O LE apresenta tecido com um padrão de ondas oceânicas em relevo. O XSE tem couro em preto ou vermelho brilhante, e o couro do XLE também tem acabamento em microfibra Dinamica . Os modelos XLE e XSE têm assentos aquecidos e ventilados opcionais. Essas versões também vêm com vidro laminado acústico para as janelas frontais para reduzir o ruído do vento na cabine.
Todos os Camry 2025 vêm com o conjunto de tecnologia Toyota Safety Sense 3.0. Ele inclui um sistema de pré-colisão que detecta veículos e pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, assistência à saída de pista, assistência a sinais de trânsito, faróis altos automáticos, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. O XLE e o XSE oferecem um Pacote Premium Plus opcional que acrescenta assistência a engarrafamentos, alerta de tráfego cruzado dianteiro, assistência à mudança de faixa, monitor de visão panorâmica e assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro com frenagem automática.
Ainda não há informações sobre um acabamento esportivo TRD. Quando perguntada, a Toyota disse que esse anúncio abrangia todos os acabamentos e trens de força para 2025, o que não fechou a porta para o modelo retornar eventualmente. O Camry ainda é um veículo importante para a marca. Em 2022, o Camry foi o quinto veículo mais vendido nos Estados Unidos, com 295.201 entregas. Em quarto lugar ficou o RAV4 da própria Toyota, com 399.941 unidades. Se continuar com a mesma estratégia no Brasil, o novo Camry pode chegar por aqui em 2025 em poucas unidades.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Toyota Camry: nova geração ganha teaser e será revelada em breve
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Semana Motor1.com: flagra do C3, BMW Série 3 2023, Audi Q3 Sportback e mais