Honda lança a nova Elite 125 2025: veja o preço e o que muda
Scooter passa por renovação completa se aproveitando de projeto já existente fora do Brasil
Com pouco mais de 5 anos de mercado, a Honda Elite 125 acaba de passar por sua primeira troca de geração. A marca aproveitou o extenso catálogo de scooters de baixa cilindrada e adaptou para o mercado brasileiro o projeto da Dio 125 já oferecida em mercados do Sudeste Asiático, agora cumprindo o papel de Elite 125 2025.
Com isso, a scooter mais barata da Honda ganhou mais equipamentos, mudanças nas medidas e alterações na mecânica para se adequar às novas regras de emissões de poluentes e ruído que entram em vigor para todas as novas motocicletas no Brasil a partir do ano que vem. Veja o que mudou:
A Honda Elite 125 2025
Partindo para um projeto do Sudeste Asiático, a nova Elite 125 2025 passou a ter um visual menos agressivo e usando menos linhas retas. Os faróis que eram divididos, passam a ser de peça única ladeado pelos piscas. A traseira está mais baixa e com elementos mais horizontais. No geral a moto parece um pouco maior, mais volumosa e está com uma cara menos agressiva e mais simpática, também mais condizente com a proposta urbana e de mobilidade.
As medidas também cresceram, com a nova Honda Elite 125 2025 agora tendo 1.830 mm de comprimento (+95 mm), 1.172 mm de altura (+54 mm), 707 mm de largura (+18 mm) e 1.260 mm de entre-eixos (+37 mm). O vão livre em relação ao solo cresceu 37 mm para 171 mm. A única medida que foi reduzida foi a altura do assento, que caiu 7 mm para 765 mm. O peso a seco declarado para a moto é de 100 kg.
As vantagens desse crescimento ficam mais perceptíveis ao sentar na moto. O guidão fica mais elevado, enquanto o assento ficou bem mais largo tanto para condutor quanto para garupa. A Elite 2025 continua oferecendo um assoalho plano para os pés de quem está dirigindo, mas o espaço cresceu e é possível passar os pés por completo pelo vão sem os enroscar no chassi como acontecia no anterior. Quem vai de carona ganhou pedaleiras de verdade, dobráveis. Um avanço na comparação com a antiga Elite, onde o espaço para os pés de garupas era um buraco moldado diretamente no plástico das carenagens.
Uma das adaptações que a Honda precisou fazer na Dio asiática para se tornar a nova Elite 125 no Brasil foi alargar o espaço sob o assento. Em seus mercados de origem, o uso de capacete não é comum, enquanto é obrigatório por aqui e a Honda quis fazer com que o espaço acomodasse um capacete. Com isso, ele tem 15,2 litros de capacidade, um crescimento de 1,4 litros na comparação com a Elite 2024.
Continuando no tema de avanços da Elite 2025 sobre a antecessora, o bocal do tanque de combustível está instalado sobre a lanterna traseira. Com isso, não é mais necessário abrir o assento inteiro para efetuar o abastecimento. O tanque em si tem 5,3 litros de capacidade, sendo 1,3 litros para reserva. Nesta área, também são novas as alças de garupa, separadas, mas a moto não conta com um suporte para bauletos de série.
Mecânica mais moderna
Também é preciso destacar a nova mecânica. A Elite permanece sendo impulsionada por um motor monocilíndrico arrefecido a ar, mas a cilindrada caiu de 124,9 cm3 para 123,9 cm3. Com injeção eletrônica e rodando apenas com gasolina, a scooter ainda conta com comando simples no cabeçote e 2 válvulas. Com isso, está entregando 8,2 cv de potência a 6.250 rpm, uma queda de 1,1 cv, sobre o modelo 2024 que entregava 9,34 cv a 7.500 rpm.
Por outro lado, o torque permaneceu praticamente inalterado: 1,06 kgfm contra 1,05 kgfm. Porém, chega mais cedo, a 5.000 rpm contra 6.000 rpm da Elite 2024. A Honda também aumentou a taxa de compressão de 9,8:1 para 10:1. Ou seja, o motor foi pensado para girar menos, o que ajuda na questão de emissões, mas entregar o mesmo torque mais cedo. A marca declara uma velocidade máxima de 89 km/h para a Elite 2025 e um consumo médio aferido pelo Instituo Mauá de 49,9 km/l.
O bom consumo é atingido em parte por uma das novidades desse motor. A Elite agora conta com o Idling Stop, sistema start-stop já adotado na PCX 160. Nele, o estator (alternador da moto) também faz a função de motor de partida. Quando a scooter para, como em um semáforo por exemplo, o motor desliga e se liga sozinho ao usar o acelerador. Como não tem um motor de partida propriamente dito, ficou mais silenciosa na partida.
Ciclística com poucas mudanças
Apesar das grandes mudanças no visual e na mecânica, a nova Honda Elite 125 manteve boa parte da ciclística com as mesmas propriedades da antiga. A suspensão dianteira é por garfo telescópico mantendo os mesmos 90 mm de curso. A traseira é monoamortecida com 3 ajustes de pré-carga e 70 mm de curso.
As rodas mantêm as medidas, sendo de liga leve em ambas as pontas. Têm 12"de diâmetro na dianteira e 10" na traseira. Respectivamente, os pneus (Pirelli Angel Scooter) têm medidas 90/90 e 90/100. O sistema de freios também não mudou, com disco na dianteira de 190 mm de diâmetro e tambor na traseira com 130 mm. Seu acionamento é combinado, como manda a lei.
Itens de série, cores e preço
Vendida em versão única, a Elite 125 2025 traz de série cavalete central, freio de estacionamento, painel de instrumentos com marcador de combustível e farol com lâmpada de LED, como a antiga. No entanto, ainda ganhou lampejador de farol alto, conta-giros e computador de bordo com odômetro parcial, consumo instantâneo, consumo médio e autonomia, entre outras funções.
A Honda oferece a Elite 125 nas cores branca, prata, vermelha e azul. O preço é o mesmo para todas: R$ 12.966. Isso representa um acréscimo de R$ 386 sobre o valor do modelo 2024.
Galeria: Lançamento: Honda Elite 125 2025
Garantia e manutenção
Para a Elite 2025, a Honda permanece oferece 3 anos de garantia. Além disso, nas 7 primeiras trocas de óleo, o lubrificante é gratuito e a montadora ainda paga a mão de obra das duas primeiras revisões. Falando nelas, a primeira ocorre com 1.000 km ou 6 meses a partir da compra, o que ocorrer primeiro. A segunda é com 6.000 km ou 12 meses. A partir da terceira, ocorrem a cada 6.000 km ou 6 meses.
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