Ao contrário do irmão sedã, que foi inteiramente reformulado e nos próximos anos deve chegar ao Brasil, o Toyota Yaris Hatchback não trocará de geração. Em alguns mercados da Ásia, como na Tailândia, o modelo recebeu pequenos retoques no visual e seguirá vivo por mais alguns anos. Já em outros, como nas Filipinas, o compacto sai de linha em definitivo e terá seu espaço ocupado pelo novato Yaris Cross.

No mercado filipino, o Yaris Hatchback se despede depois de 16 anos de comercialização e reduz ainda mais a oferta de modelos neste segmento. Com a saída do Toyota, clientes interessados em compactos da categoria ficam restritos à três opções: Suzuki Swift, Mazda 2 e Honda City Hatchback.

Embora a Toyota não confirme, tudo indica que esta mesma solução de mercado será aplicada no Brasil. Tanto é que o Yaris Cross já roda em testes por aqui e tem lançamento aguardado par ao ano que vem. Por aqui, o modelo representará a marca no super concorrido segmento de SUVs compactos e disputará mercado com Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia.

Ao todo, o Yaris Cross mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 m de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. Será equipado com motor 1.5 aspirado flex na versões de acesso e terá conjunto híbrido-flex (motor 1.5 tradicional combinado com propulsor elétrico) nos acabamentos mais caros. A eletrificação será o principal diferencial do modelo no segmento.

Toyota Yaris Cross

A produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), que já está sendo preparada para receber o modelo. A plataforma adotada é a DNGA (versão mais simples da arquitetura TNGA usada por Corolla e outros veículos).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com