A Toyota lançou a nova Hilux SRX com bitolas alargadas na semana passada. Foi uma apresentação sem coletiva de imprensa, portanto não houve chance de fazer perguntas à marca. Esse foi o sexto lançamento da fabricante japonesa na Argentina que é feito só por um comunicado para a imprensa, o que reflete o sigilo com que a fábrica em Zárate vem trabalhando seus novos projetos.

Embora os porta-vozes da Toyota prefiram não falar com a imprensa, quem está ansioso para ser ouvido são alguns proprietários de concessionárias. A principal preocupação é a queda nas vendas da marca em geral e da picape Hilux em particular.

Embora a Toyota já tenha conquistado a liderança no mercado Argentina em 2023, a Hilux, best-seller histórico, está sendo seguida de perto pela Volkswagen Amarok e - um pouco mais atrás - pela nova geração da Ford Ranger. Além disso, os revendedores estão preocupados com o fato de a empresa ter descontinuado o Etios (bem-sucedido no país) sem ter planejado um substituto direto: o Toyota mais "acessível" agora é o Yaris, mais caro.

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Gustavo Salinas, presidente da Toyota Argentina, chefiou a delegação de gerentes da subsidiária argentina e concessionários de nosso país no Japan Mobility Show  2023 (antigo Tokyo Motor Show).

Convenção no Japão

"No final de outubro, um grupo de concessionários viajou para o Japão. Muitos de nós aproveitamos a viagem para ir com esposas e filhos. E tivemos a oportunidade de conversar com executivos da matriz, que nos mostraram os projetos futuros da marca, entre os quais há muitas variantes de picapes que chegarão à Argentina", disse o proprietário de uma concessionária ao Motor1.com Argentina.

"No entanto, todos eles são projetos de médio e muito longo prazo. A única coisa que teremos no futuro imediato é o novo SRX Wide-Track e a reestilização do SW4, que será apresentada no final de novembro", acrescentou o empresário.

Motor1.com Argentina consultou outro concessionário da marca sobre o que foi discutido nessa viagem ao Japão, onde a Toyota Argentina foi representada por seu presidente, Gustavo Salinas, que liderou a delegação local que visitou o Salão de Tóquio.

Essa outra concessionária consultada, com vários showrooms na província de Buenos Aires, refletiu: "Em outubro, a Amarok terminou com um acumulado de 25.217 unidades emplacadas até agora em 2023. A Hilux teve 25.856. O final do ano vai ser muito apertado, mas o que nos deixou preocupados com as negociações no Japão é que a Toyota já dá como certo que em 2024 vai perder a liderança no segmento de picapes. Tudo indica que a VW Amarok assumirá o primeiro lugar. Além disso, já vimos que a nova Ford Ranger melhorou muito em termos de equipamentos", disse o revendedor.

Sabe-se que a Toyota está trabalhando na nona geração da Hilux há algum tempo. A geração atual foi lançada em 2015 e já recebeu duas grandes reformulações, incluindo a modificação do chassi "Wide-Track" para aumentar a estabilidade. Muitos pensavam que a nova geração da Hilux seria lançada em 2024, mas o Japão confirmou aos revendedores: "A apresentação internacional será em 2025 e, com sorte, será lançada na Argentina no final de 2025 ou no início de 2026. É muito mais tempo do que pensávamos", disse esse empresário que estava no Japão. Foi lá que vários revendedores pediram para acelerar o processo de lançamento da nova geração, embora tenham voltado para a Argentina sem uma resposta concreta.

Nem tudo foi motivo de reclamação entre os viajantes que estiveram em Tóquio. A marca não apenas mostrou a eles o portfólio completo de novos produtos para o futuro. Também os divertiu, porque vários membros das novas gerações que administram as concessionárias da Toyota na Argentina nunca haviam estado no Japão antes: "Além de tudo, foi uma viagem impecável. Eles deixaram claro que se importam muito com a fábrica na Argentina e com a situação do país. Os executivos japoneses estavam até mesmo cientes do fim da seca, que eles veem como um bom presságio para as vendas de picapes em 2024".

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A VW já está testando a reestilização da Amarok baseada em Pacheco. O lançamento está planejado para o primeiro semestre de 2024.

Preocupação com a reestilização da VW Amarok

Os revendedores consultados pela Motor1.com Argentina também deram detalhes de uma "clínica de direção" organizada pela Toyota para que os revendedores conhecessem as picapes concorrentes. Essa experiência também foi responsável por aumentar a ansiedade sobre a nova geração da Hilux, há muito adiada. A preocupação não é tanto com a nova Ford Ranger, mas com a veterana VW Amarok, que, apesar de estar no mercado há 13 anos, vem batendo de frente com a - até recentemente - intocável Hilux.

A Volkswagen lançará uma reestilização da Amarok feita na Argentina no primeiro semestre de 2024. Sabe-se que ela terá um leve redesenho na parte externa e um mais profundo na parte interna, com mais tecnologia na cabine. Sabe-se também que a picape ganhará mais equipamentos de segurança, com mais airbags e sistemas de assistência à direção (ADAS).

Um dos revendedores que participou do test-drive disse: "A Toyota organizou uma clínica em que pudemos testar todas as picapes da categoria. Havia a Amarok, a Ranger, a Frontier e uma outra. A maior preocupação que todos nós temos é com a Amarok. Hoje, as concessionárias têm uma capacidade de entrega muito boa, algo que a Toyota vem tendo problemas há anos, com uma longa espera para ter unidades em estoque. Além disso, fomos informados de que ainda não está confirmado que a próxima Hilux terá um V6 diesel. E hoje o mercado está exigindo mais do que nunca picapes com motores potentes. Eles nos pediram para sermos pacientes, vamos ver o que acontece".

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