Desde que foi apresentado em 2022, o Jeep Avenger vai e vem nos planos da Stellantis para o Brasil, sempre sendo estudado para o país. Em ocasiões diferentes, a fabricante disse que olhava para modelo ou que estava descartado pelo risco de canibalizar vendas do Renegade ou do Fiat Pulse. Isto já mudou de novo, pois Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, revela que o SUV compacto está sendo analisado para o mercado brasileiro.

“Eu gosto do Jeep Avenger. Eu acho que é um projeto interessante e acho que poderia ser um projeto interessante para a Jeep na América Latina. A gente vai olhar com muita atenção”, disse Cappellano ao ser questionado sobre a possibilidade do SUV compacto chegar ao Brasil. O executivo ainda não comentou sobre motorizações ou versões.

Um dos motivos pelos quais o compacto abaixo do Renegade ainda está sendo analisado é entender o seu posicionamento e se terá espaço no país. “Quando a gente pensa em trazer o Avenger para América Latina, a primeira coisa é entender se isso será consistente e em linha com o mercado da América Latina e do Brasil”, explica o chefe da Stellantis na região.

Este é um dos problemas apontados anteriormente por fontes dentro da fabricante. Como se trata de um crossover com 4,08 m de comprimento, tem o mesmo porte que o Fiat Pulse, que mede 4,09 m. Por mais que a Jeep tenha um posicionamento mais premium comparado com a marca italiana, existe a chance que um roube as vendas do outro. E, se não tiver um volume de vendas, a produção nacional seria um problema por não ser consistente.

Jeep Avenger

Muitos rumores apontam para o fim do Renegade nos próximos anos e que o Avenger seria o seu substituto, aproveitando os investimentos da Stellantis para produzir novas plataformas no Brasil, como adiantaram nossos colegas do Auto+. O Renegade não teve o resultado esperado pela empresa e foi um sucesso somente no mercado brasileiro, sem vender bem em diversos países – até saiu de linha nos EUA.

Cappellano cita que, com exceção dos importados, todos os carros vendidos pela Stellantis no Brasil tem uma pitada da engenharia e design locais. Considerando que o Avenger está em seu segundo ano de mercado, se chegar mesmo às concessionárias brasileiras, virá reestilizado e é possível que tenha alguns detalhes de design exclusivos para o país, além de adotar motores com a tecnologia híbrida-flex Bio-Hybrid. Na Europa, é equipado com um 1.2 turbo combinado a um sistema micro-híbrido e receberá uma opção híbrida plug-in 4xe amanhã (22 de maio), além de ter uma variante 100% elétrica.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com