À venda no mercado internacional desde 2018, a atual geração do Audi Q3 já caminha para passar o bastão para linhagem sucessora. No exterior, protótipos com carroceria final circulam cada vez mais em testes e, aos poucos, adiantam detalhes do design. A constante exposição facilita o trabalho dos projetistas virtuais, que antecipam com maior nível de fidelidade como ficará o carro final. 

É o caso destas projeções, publicadas recentemente pelo site russo Kolesa.ru. As imagens revelam que o Q3 2025 terá linhas bem mais arrojadas e inspiradas nos elétricos da linha e-tron da Audi. Nesse sentido, o conjunto frontal será dividido em dois andares com LEDs diurnos na parte superior e luzes principais no para-choque. A grade será ampla e abrigará o tradicional logotipo das quatro argolas no centro.

Novo Audi Q3 2025 - Projeções

Na traseira, o Q3 de nova geração terá lanternas maiores e com novo formato. Além da tampa do porta-malas, como hoje, as luzes avançarão verticalmente em direção ao para-choque. Outra novidade é que serão interligadas por filete horizontal de LEDs, formando assinatura luminosa com efeito mais chamativo. Já de perfil, a carroceria manterá as proporções praticamente inalteradas.

Mecanicamente, tudo indica que o novo Q3 fará a transição para a plataforma MQB Evo, assim como o recém-lançado Volkswagen Tiguan. Será produzido na fábrica em Györ, na Hungria, e deve medir cerca de 4,5 metros de comprimento - as mesmas medidas gerais do primo Cupra Terramar. Sob o capô, os motores serão compatíveis com as normas Euro 7 e, na prática, serão os últimos do Q3. No futuro, o modelo migrará para eletrificação total.

Audi Q3 2025 - Flagra

Novo Audi Q3 em testes

O lançamento acontecerá no ano que vem, com vendas logo na sequência. Com a morte inevitável do Q2, que não terá nova geração, o Q3 passará a ser posicionado como SUV de entrada da Audi. Em 2022, o modelo vendei quase 100.000 unidades na Europa e aproximadamente 23.000 nos Estados Unidos. 

Para o Brasil, o Q3 é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Nos primeiros seis meses deste ano, o crossover emplacou 834 unidades no mercado nacional.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com