O Brasil prepara-se para receber o Volkswagen Tiguan Allspace reestilizado e, enquanto isso, a Europa acaba de conhecer a terceira geração do SUV médio, apresentado oficialmente pela marca. O utilitário evolui com um novo visual, mais tecnologias e outras novidades, porém sem a versão Allspace de entre-eixos alongado, que será substituído por um outro carro.

O design exterior é bem familiar, trazendo alguns elementos do SUV elétrico ID.4, principalmente a grade superior fechada, fazendo com que a entrada de ar principal seja a do para-choque. É um estilo bem diferente do que estamos acostumados a ver nos carros a combustão da Volkswagen. O Tiguan usa a plataforma MQB Evo, com tração dianteira de série e integral como opcional.

Sem o Allspace, a versão normal pode crescer, agora sendo 32 mm mais longa, medindo 4.551 mm, embora o entre-eixos continue a ser de 2.681 mm. A altura aumentou 5 mm, chegando a 1.640 mm. Por fim, a largura foi mantida em 1.939 mm. Mesmo com este crescimento, o porta-malas aumentou somente 33 litros para 648 litros, com os bancos traseiros no lugar.

Galeria: Volkswagen Tiguan 2024 (Europa)

Nossos colegas do Motor1.com Alemanha tiverem um contato direto com o novo Tiguan e comentaram sobre como o interior melhorou com o uso de materiais superiores, afirmando que é difícil encontrar qualquer acabamento de baixa qualidade ou mal montado. Isso reflete as declarações da Volkswagen de que iria resolver este ponto, que sempre foi muito criticado pelos clientes.

Volkswagen Tiguan 2024 (Europa)

Ao menos na Europa, a Volkswagen está introduzindo algumas novas opções de motorização. Haverá duas versões híbridas, com 204 cv ou 272 cv. Ambos usam baterias de 19,7 kWh que entregam uma autonomia elétrica de 100 km. Um carregador de corrente alternada suporta 11 kW, mas o carro aceita até 50 kW, vindos de um carregador rápido de corrente direta.

Volkswagen Tiguan 2024 (Europa)

As variantes mais baratas terão um sistema híbrido-leve, usado pelo 1.5 turbo, com uma bateria de íon-lítio de 48 volts e um gerador. A tecnologia de desativação de cilindro permite que o motor funcione com somente dois pistões. Também contará com o 2.0 turbo, nas variantes de 204 cv ou 154 cv. O diesel segue como uma opção, com o 2.0 TDI de 150 cv ou 193 cv. Em todos os casos, a transmissão é a automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas.

Volkswagen Tiguan 2024 (Europa)

Na parte tecnológica, o novo Tiguan recebeu um sistema de controle de chassi adaptativo melhorado, que funciona com os diferenciais eletrônicos. Há também os amortecedores de duas válvulas com um controle adaptativo. Isto tudo trabalha em conjunto, com os freios atuando especificamente em cada roda. O resultado é que o SUV é mais estável e ágil.

Volkswagen Tiguan 2024 (Europa)

Por dentro, a Volkswagen introduz um novo layout para o painel de instrumentos digital e uma central multimídia atualizada, usando o mesmo design da linha de carros elétricos ID. Os motoristas poderão escolher entre quatro modos de visualização: Clássico, Progressivo, Navegação e R-Line.

Os assistentes receberam uma atenção especial, principalmente nos sistemas de estacionamento automático. Além de permitir parar o carro sozinho em vagas paralelas ou perpendiculares, agora também é possível fazer isso estando fora do Tiguan, controlando tudo por um aplicativo.

O novo Volkswagen Tiguan 2025 começará a ser vendido na Europa em fevereiro, com preços a partir de 36.600 euros (R$ 189.848). E quanto ao Brasil? A fabricante confirma que a versão alongada produzida no México para o mercado americano será apresentada no ano que vem. Vamos torcer para que a empresa não demore tanto para trazer o novo Tiguan, como aconteceu com a reestilização do atual.


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