A parceria da Harley-Davidson com a fabricante chinesa de motocicletas QJ Motor não é segredo para ninguém. A QJ, também conhecida como Qianjiang, é a empresa controladora de muitas marcas, como Benelli, Keeway e QJ Motor pertencem ao império Qianjiang. A empresa também tem parcerias com grandes fabricantes, como a MV Agusta e, sim, a Harley-Davidson. 

Um dos modelos mais aguardados da parceria entre Harley e QJ é a X 500, que foge do estilo tradicional de estradeira da Harley-Davidson e é mais uma moto urbana e robusta. Ela chega para complementar a linha de modelos da empresa estadunidense na China, junto à X350, moto que custa o equivalente a cerca de R$ 25 mil. A X500 foi revelada oficialmente durante o Salão do Automóvel de Xangai de 2023.

Galeria: Nova Harley-Davidson X500 é apresentada na China

Como esperado, a Harley-Davidson X500 tem muito em comum com uma motocicleta existente no catálogo da Qianjiang: a Benelli Leoncino 500. Na verdade, os projetistas da QJ parecem ter feito muito pouco para esconder esse fato, pois o quadro, as rodas e a postura geral da X500 parecem idênticos aos da Leoncino 500. O resultado é uma das Harleys com aparência "menos Harley", atrás apenas da aventureira Pan America

Em termos de desempenho, aqueles que estão familiarizados com as motores de dois cilindros paralelos e 500 cm3 de capacidade da Benelli não precisarão de nenhuma introdução à X500. O propulsor já conta com refrigeração líquida e injeção de combustível, entregando uma potência máxima de 47 cavalos e cerca de 4,56 kgfm de torque. O motor é suportado por um quadro tubular de aço e um garfo dianteiro invertido de 50 milímetros de diâmetro, enquanto a traseira é monoamortecida. A X500 usa rodas de liga leve de 17 polegadas na frente e atrás e é traz freios a disco duplos na dianteira e um único na traseira.

Entre os equipamentos, a Harley-Davidson X500 apresenta um painel de instrumentos semidigital compacto, apesar de ter uma aparência simples. A motocicleta também tem um único farol de LED e uma lanterna traseira com piscas integrados. Quanto aos auxílios eletrônicos ao condutor, a X500 tem pouco a mostrar além do ABS. No momento, a motocicleta só foi apresentada na China, portanto, teremos que esperar para ver para onde esse novo modelo vai. Por lá, ela foi anunciada por 44.338 yuans, ou cerca de R$ 32,6 mil na conversão direta.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com