Nos últimos anos, a Harley-Davidson tem se aprofundado lentamente, mas de forma constante, no mundo das motos elétricas. A LiveWire foi o primeiro modelo de produção da empresa com conjunto movido por baterias, mas ela veio após anos de desenvolvimento. As características de pilotagem e o desempenho geraram uma recepção positiva.

Por outro lado, seu preço era elevado e chegava a cerca de US$ 30 mil (R$ 152 mil). Isso gerou uma certa rejeição. Ainda assim, se você observou a evolução da tecnologia em vários setores, provavelmente sabia que, embora o preço inicial pudesse ser alto, esses números acabariam caindo para um nível mais acessível eventualmente.

Galeria: LiveWire S2 Del Mar Versão de Produção

Já em 2021, foi anunciada a LiveWire ONE. Na mesma época, a Harley anunciou planos de transformar a LiveWire em sua própria marca independente. Para todos os efeitos, a LiveWire ONE era uma LiveWire com um preço sugerido partindo de $ 21.999 (R$ 112 mil). O valor ainda era elevado, mas era mais em conta que a LiveWire original.

Então, no início de 2022, enquanto a Harley estava ocupada se preparando para concluir o processo de abertura de capital da LiveWire como empresa independente, obtivemos uma visão sobre o futuro das motos elétricas da marca. O primeiro lançamento seria a S2 Del Mar  com a versão limitada da Launch Edition, apresentada em maio de 2022 e que teve a pré-venda iniciada no segundo semestre de 2022.

As motos da linha S2 da LiveWire são modelos de porte médio no catálogo da subsidiária da Harley-Davidson. A empresa ainda está desenvolvendo a linha S3 em parceria com a Kymco, marca conhecida no Brasil por suas scooters. Ainda há rumores de que a LiveWire ainda estaria trabalhando em uma linha S4, que seria representada por motos de porte grande e mais similares às atuais motos estradeiras tradicionais da Harley-Davidson à combustão, mas com propulsão 100% elétricas.

LiveWire S2 Del Mar Versão de Produção

Esta informação já circula há algum tempo, mas, até agora, nenhuma declaração pública definitiva foi feita sobre o futuro dos icônicos motores V2 à combustão da Harley. Em uma entrevista em janeiro de 2023 para a publicação de design Dezeen, o presidente e CEO da Harley-Davidson, Jochen Zeitz, disse que a empresa está atualmente em transição para se tornar totalmente elétrica em algum momento.

Embora tenha enfatizado que isso não acontecerá da noite para o dia e não tenha oferecido uma data para essa transição, como algumas outras empresas fizeram, ele afirmou com todas as letras que esta mudança já está em andamento: "em algum momento, a Harley-Davidson será totalmente elétrica. Mas essa é uma transição de longo prazo que precisa acontecer. Não é algo que você faz da noite para o dia", disse Zeitz ao site Dezeen.

Ele ainda afirmou que quer honrar o passado, mas também evoluir a marca partir disso, e também que a eletrificação “é uma evolução natural que precisava acontecer”. Parte dessa evolução é, claro, atrair novos clientes para a marca. A estratégia de expansão dos produtos de vestuário, entre outros não ligados diretamente às motos, faz parte do processo de colocar a empresa em evidência para pessoas que estão fora de seu público tradicional e que talvez nunca tenham pilotado qualquer tipo de motocicleta antes.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com