Após muita antecipação, a Harley-Davidson anunciou a chegada da Pan America para o mercado brasileiro. A primeira grande aventureira da história da marca norte-americana será oferecida como linha 2022 e em versão única, a Special, mais completa da linha. Seus preços partirão de R$ 143.800. O lote de lançamento sairá por R$ 139.995 até o final destas primeiras 120 unidades. Todas serão montadas em Manaus (AM) com peças importadas.

A Harley-Davidson Pan America foi lançada há mais de um ano para o mercado norte-americano e as primeiras unidades da inédita big trail da empresa começam a chegar às lojas brasileiras a partir do segundo semestre, com as vendas tendo início em julho, com as reservas tendo incício em 2 de maio. Sua missão por aqui é pegar uma fatia do seguimento das grandes aventureiras de luxo, que incluem a BMW R 1250 GS e a Ducati Multistrada V4S, recém-apresentada por aqui.

O que a Harley-Davidson Pan America oferece?

Harley-Davidson Pan America 2022 - Brasil

Além de toda uma parte de chassi e ciclística completamente inédita, a Harley-Davidson Pan America foi a primeira moto da marca a utilizar o motor Revolution Max. Trata-se de um biclíndrico em V, claro, mas com arrefecimento a líquido e comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente.

Com 1.252 cm² de capacidade e quatro válvulas por cilindro, ele é capaz de entregar 152 cv de potência a 9.000 rpm e 13 kgfm de torque, sendo que o pico ocorre a 6.750 rpm. A força é transmitida à roda traseira por meio um câmbio mecânico de 6 velocidades e corrente tradicional.

Na versão Special, a Harley-Davidson Pan America pesa 258 kg. Na parte de suspensão, a aventureira conta com um garfo dianteiro invertido oferecendo 190 mm de curso. O tanque tem 21 litros de capacidade. A altura do assento é de 850 mm na posição mais baixa do banco ajustável.

Na linha 2022, a suspensão já trará de série opcional de altura adaptativa (ARH). Com ele, quando a moto para, a traseira baixa um pouco mais automaticamente, chegando a 830 mm de altura do assento. A função pode ser desligada, se necessário. No entanto, a partir de 2023, o equipamento deve começar a ser cobrada a parte. O vão livre em relação ao solo padrão é de 175 mm. 

Harley-Davidson Pan America 2022 - Brasil

A traseira, com amortecedor único, tem a mesma medida de curso. Ambas são semi-ativas e eletrônicas em ajuste, fornecidas pela Showa. As rodas são de liga leve com 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira. Segundo a marca, a opção com rodas raiadas devem começar a ser oferecida a partir de 2023. 

Os freios, com ABS de série, têm discos e pinças da Brembo feitos sob medida para a Pan America. Os dois discos à frente tem 320 mm de diâmetro e o traseiro tem 280 mm. Além disso, a moto ainda traz de fábrica painel de instrumentos digital com tela TFT sensível ao toque de 6,8 polegadas customizável, modos de condução selecionáveis (incluindo funções para off-road), conectividade via Bluetooth (requer fones de ouvido no capacete). Por meio do H-D App conectado ao Bluetooth, é possível ver informações de navegação na tela, por exemplo.

A versão Special também traz de série piloto automático, protetor de cárter, protetores laterais de motor cavalete central, pedal de freio ajustável, porta USB, amortecedor de direção, manoplas aquecidas, protetores de mão e o para-brisa é ajustável em 45 mm. Como acessórios, a Harley-Davidson Pan America oferecerá itens como maleiros e protetores adicionais para a moto.

Em termos de segurança, a moto já vem de série com freios ABS e controle de tração atuantes em curvas, assistente de partida em rampa, controle de empinada, iluminação completa por lâmpadas de LED, farol de LED adaptativo sensível a curvas e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

*O Motor1.com publicará as primeiras impressões da Harley-Davidson Pan America em breve.

Galeria: Harley-Davidson Pan America 2022 - Brasil

Envie seu flagra! flagra@motor1.com