Bugatti revela versão final do hipercarro Bolide com 1.600 cv
Feito para correr só nas pistas de corrida, terá somente 40 unidades produzidas
A Bugatti pode ter encerrado a fabricação do Chiron de rua e suas variantes especiais, como o Mistral. Mas ainda falta uma versão a ser produzida: o Bolide, uma configuração feita para os milionários que querem um hipercarro para fazer track day. A fabricante agora divulga as primeiras fotos oficiais da versão de produção, dizendo que passou para a próxima fase de desenvolvimento e ainda pretende entregas primeiras unidades em 2024.
A fabricante não deu detalhes sobre o que mudou nesta versão do Bolide em relação ao modelo apresentado desde 2020. Olhando bem para as fotos, podemos notar o spoiler redesenhado na traseira, com uma inclinação entre as duas barbatanas nas bordas. A passagem de ar no teto parece ter ficado maior. Infelizmente, a Bugatti não divulgou imagens da traseira, então não sabemos se o difusor e a saída central do escapamento com quatro ponteiras continuam com o visual anterior.
O que a Bugatti comentou é que o Bolide passou por mudanças significantes na mecânica, ao invés de apenas ser um Chiron com outro design. A suspensão, transmissão e sistema de arrefecimento foram atualizados, não só para melhorar o desempenho, como também para encaixar melhor na carroceria do Bolide. Fazer curvas rapidamente foi a prioridade no desenvolvimento do hipercarro e, para isso, a empresa diz que quase todos os componentes foram analisados e redesenhados para maximizar a performance e reduzir o peso. Por enquanto, a meta ainda é conseguir 1.600 cv do motor W16 quadriturbo, movendo um carro que pesará cerca de 1.450 kg.
“O Bolide é um terreno novo para a Bugatti”, disse Christophe Piochon, presidente da Bugatti. “Nunca antes um motor tão potente foi combinado a um design ultra-leve para criar um carro de track day que entregue um nível de desempenho do automobilismo.”
Quando a Bugatti anunciou a versão de produção do Bolide em 2021, a fabricante disse que somente 40 unidades seriam produzidas, cada uma custando 4 milhões de euros, o que dá R$ 22.323.511 na conversão direta. O desenvolvimento do Bolide ainda está dentro do programado pela empresa e, se continuar assim, as entregas acontecerão em 2024, sendo o último carro baseado no Chiron e a usar o motor W16. Seu sucessor será um modelo com motorização eletrificada.
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