Considerado um dos lançamentos mais aguardados do calendário da Stellantis neste ano, a inédita picape média nacional da Ram parece cada vez mais próxima de chegar ao mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam a caminhonete rodando com peças definitivas e carroceria praticamente finalizada. Elementos como rodas, grade, faróis e lanternas já são do modelo de produção e dão boa ideia do que esperar da picape.
Conhecida internamente pelo codinome 291, a nova picape será construída sobre a plataforma Small Wide 4×4 e, portanto, dividirá diversos elementos estruturais com os modelos Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Não à toa, será produzida na mesma fábrica dos primos: o complexo industrial de Goiana, em Pernambuco. O porte, no entanto, será superior, já que a arquitetura será alongada para garantir tamanho de picape média.
Na prática, a caminhonete ficará posicionada acima da Toro e abaixo da Ram Classic, rivalizando diretamente com as médias do mercado - leia-se Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e companhia. Diferente das rivais, a construção será do tipo monobloco e acompanhará o esquema já visto nas menores Toro e Ford Maverick, por exemplo.
No protótipo flagrado, é possível notar que a picape terá boa altura em relação ao solo, distância entre-eixos generosa e freios a disco nas quatro rodas. Além disso, chama atenção a saída dupla de escapamento e detalhes da suspensão traseira independente. Nesse sentido, a construção derivada de carro de passeio renderá nível extra de conforto na comparação com as picapes tradicionais com chassi separado do carroceria.
Sob o capô, serão adotados motores turbodiesel e turboflex. A tração será 4x4, com acionamento eletrônico. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. O lançamento é aguardado ainda para este ano, tendo em visto o ritmo adiantado do projeto. O nome escolhido, porém, ainda é um mistério. Os batismos Dakota e 1200 são cogitados, mas nada confirmado até o momento.
Fonte: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua