Já tem pelo menos um ano que ouvimos falar que Ram está interessada em voltar a atuar nos segmentos de picapes médias e intermediárias. O próprio CEO da empresa, Mike Koval Jr., já declarou anteriormente que é uma categoria que teria um grande potencial de crescimento para a marca de caminhonetes da Stellantis.

No entanto, para isso, a Ram precisará ter um produto menor que a 1500, picape de entrada da empresa que é maior que os modelos médios. Vale destacar que, no Brasil, a recém-apresentada 1500 Classic chegou com preços que rivalizam com as versões topo de linha de competidoras médias, como a Toyota Hilux por exemplo, mas ainda é da categoria grande.

Ram média deve ser mostrada a lojistas em março

Galeria: Ram Dakota - Nova projeção

Em entrevista ao site Automotive News, Koval Jr, reafirmou que o segmento de picapes médias e menores é "provavelmente o maior espaço em branco com grande oportunidade de crescimento para a empresa". No entanto, o executivo foi além e confirmou que, além de estarem de olho no segmento, já devem mostrar um protótipo inicial desse novo produto para seus concessionários do mercado norte-americano, o que deve acontecer em março de 2023.

Em agosto, Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, também informou que Ram deve voltar a fabricar no Brasil e estes novos modelos médio ou intermediário devem ser o alvo de tal retorno. Com isso, a Ram deve se aproveitar das plataformas e estruturas da Stellantis em sua fábrica de Goiana (SP), de onde já saem Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander.

Nova Ram Dakota será monobloco como a Toro?

Ram 1200 - Projeção

A Ram, então Dodge, chegou a produzir picapes no Brasil no final da década de 1990, com uma linha de produção em Campo Largo (PR). De lá, saíram as unidades nacionais da Dakota. Tal modelo, o último verdadeiramente médio da empresa, deixou de ser oferecido no mercado norte-americano em 2011 e seu nome é um dos mais cotados para o retorno da Ram ao segmento médio. O outro seria Ram 1200.

Não seria apenas um produto bom para o mercado brasileiro, já que mesmo nos EUA a demanda por Chevrolet Colorado (prima da nossa S10) e da Ford Ranger está crescendo, além do surgimento de modelos menores, como a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.

A Ram até está olhando para o segmento das médias há tempos com planos para uma picape média. Os rumores mais antigos falavam de usar a plataforma do Wrangler para que fosse um modelo parecido com a Gladiator, porém havia um problema de conseguir que seja acessível o suficiente. O projeto segue vivo no Brasil, em testes e com previsão de ser lançada em 2024.

No entanto, para este momento da Ram e da Stellantis, faria mais sentido utilizar uma plataforma monobloco. Sabendo que a empresa quer voltar a produzir em Goiana, já é um indicativo que a marca deve utilizar a plataforma Small Wide LWB, a mesma da Fiat Toro e do Compass. Como o SUV também é produzido no México, ficaria fácil montá-la para a região com um volume adequado.


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