O desenvolvimento da próxima geração do Duster já foi iniciado pela Dacia na Europa e informações a respeito do projeto aos poucos vão se tornando conhecidas. Prova disso vem de reportagem do site francês L'Argus, que adianta nesta semana importantes detalhes sobre as especificações técnicas do modelo. Segundo informado, o SUV de terceira geração manterá no catálogo versões com tração 4x4 e, para tanto, se tornará híbrido.

Até então, havia incerteza sobre a manutenção do sistema em função das regras anti-poluição europeias cada vez mais rígidas. Apesar disso, a Dacia entendeu ser impensável abrir mão da tração em razão da importância conquistada pela versão dentro do portfólio. O Duster 4x4 é bastante popular em alguns países europeus, sendo usado em regiões montanhosas e procurado por empresas e órgãos governamentais.

Galeria: Dacia Bigster concept

A solução encontrada sairá diretamente eletrificação. Segundo fontes internas, o novo Duster 4x4 será híbrido e equipado com dois motores: o tradicional posicionado na dianteira e um inédito propulsor elétrico instalado no eixo traseiro, responsável por acionar as rodas em situações de baixa aderência e terrenos difíceis. O arranjo será mais caro que o sistema atual, mas fundamental para manter a versão em oferta.

Ainda na mecânica, sabemos que a atual plataforma B0, herdada ainda da primeira geração, será finalmente aposentada. No lugar, entrará a nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault, já usada nas novas gerações de Logan e Sandero. A base será responsável por proporcionar todos os avanços esperados, além de abrir caminho para a eletrificação, como no caso da variante 4x4 híbrida.

Dacia Bigster concept

Em termos de estilo, a Dacia também promete mudanças importantes e, nesse sentido, tudo indica que a inspiração virá do Bigster Concept (modelo que originará um SUV maior e posicionado no topo da gama da marca). Haverá caixas de roda alargadas, para-lamas quadrados, faróis e grades integrados e perfil ainda mais off-road. A ideia será manter o aspecto de robustez e resistência que deu fama ao Duster, deixando a pegada sofisticada para a versão de produção do Bigster. 

Assim como acontece hoje, o modelo será vendido na Europa como Dacia e chegará ao Brasil e à Índia como Renault. O lançamento está programado para 2024.

CONFIRA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com