A "conexão" entre homem e carro já atingiu níveis inimagináveis há alguns anos, mas a tecnologia ainda está longe de estar completa. Isto foi demonstrado pela BMW que, com seu iX Flow na CES 2022 em Las Vegas, já havia apresentado um carro que era capaz de mudar de cor sob demanda. Agora o mesmo carro é capaz de trocar de cor apenas com a força do pensamento.

Sim, é isso mesmo o que você leu. Tudo isso é o resultado da colaboração entre o Grupo BMW e a Brainboost, uma empresa start-up bávara. De fato, a neurotecnologia foi utilizada para conectar o carro ao cérebro dos participantes da iniciativa, que ocorreu durante o evento rad°hub, por meio de um aparelho de eletroencéfalo capaz de registrar a atividade cerebral.

La voiture qui change de couleur avec la pensée

O humor então dita a cor: e de fato, o objetivo da experiência, com a ajuda de técnicos da start-up Brainboost, era relaxar os participantes e estabilizar a cor. Philipp Heiler, CEO do Brainboost, explicou este experimento para aumentar a conscientização sobre a saúde mental da seguinte forma:

"Os padrões reagem à atividade cerebral e refletem o nível de atividade. Uma vez que o cérebro está em repouso, os padrões mudam menos rapidamente e tudo se torna mais Zen.

O que faz a carroceria deste BMW iX mudar de cor é a presença de um película que conta com milhões de cápsulas coloridas que são estimuladas por sinais elétricos do eletroencefalograma. Assim, os pigmentos brancos têm uma carga negativa, enquanto os pretos contam com uma carga positiva.

Assim, dependendo da entrada e da atividade cerebral, o carro assume diferentes cores de diferentes intensidades. Segundo a marca, o objetivo é criar o ambiente mais relaxado possível e uma experiência de condução altamente personalizada, porém a neurotecnologia aplicada à vida cotidiana, como demonstrado pelo Grupo BMW, também pode melhorar significativamente a saúde mental, mesmo depois que os ocupantes já tenham saído do carro.


VEJA NO CANAL DO INSIDEEVS.COM BRASIL

Já dirigimos o futurista BMW iX no Brasil. O SUV 100% elétrico, que custa até R$ 800 mil por aqui, é o modelo movido a bateria com a maior autonomia do país. Além do visual, a modernidade também está no seu interior nas tecnologias que usa. Confira o vídeo completo:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com