Apesar de parecer ficção científica, já é possível mudar completamente a cor de um carro ao simples toque de um botão. Prova disso vem da BMW, que apresenta inovadora tecnologia de pintura na edição deste ano da CES (Consumer Electronics Show). O conceito iX Flow, baseado no conhecido SUV elétrico, foi escolhido para estrear a novidade e troca de pintura instantaneamente ao melhor estilo camaleão.

Segundo a BMW, o protótipo muda de cor com base na mesma tecnologia de papel eletrônico usada em e-readers (leitores digitais de livros). A superfície da carroceria conta com milhões de microcápsulas de diâmetro equivalente à espessura de um fio cabelo humano e cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

Galeria: BMW iX Flow Concept

Dependendo da configuração escolhida, o estímulo por meio de um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroceria do carro a tonalidade desejada. Por enquanto, é possível alternar apenas entre branco, preto e algumas tonalidades de cinza. No entanto, a tecnologia não deve demorar para evoluir e se tornar compatível com novas cores.

 

Toda a operação de troca é comandada ao simples toque de um botão e realizada instantaneamente. “Isso dá ao motorista a liberdade de expressar diferentes facetas de sua personalidade ou até mesmo o prazer da mudança externamente, e de redefinir isso toda vez que entrar no carro”, afirma Stella Clarke, chefe do projeto do BMW iX Flow. "O veículo então se torna uma expressão de diferentes estados de espírito e circunstâncias da vida diária", completa.

A durabilidade dessa pintura tecnológica e sua capacidade de suportar climas extremos ainda são desconhecidas. Muitos testes nesse sentido ainda serão feitos até que a funcionalidade seja oferecida para o público - se é que isso acontecerá um dia. Por enquanto, a BMW diz se tratar apenas de um “projeto avançado de pesquisa e design”.

BMW iX Flow Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com