Este é o novo Range Rover Sport 2023. O SUV da marca de luxo está entrando em sua terceira geração trazendo novo estilo por dentro e por fora, além de adoção de novas tecnologias que incluem até opções inéditas de conjuntos motrizes híbridos. O conhecido V8 continua, mas agora é biturbo. Veja fotos e detalhes do modelo.
Design novo, bases conhecidas
O novo Range Rover Sport 2023 se inspira no Range Rover normal por seu design, apresentando puxadores de porta embutidos e estilo suave, mas é aí que as semelhanças param. A Land Rover veste o Range Rover Sport com elementos dianteiros e traseiros exclusivos. As luzes diurnas são as mais finas que a Land Rover já instalou em um de seus veículos. Além disso, o grande SUV tem um coeficiente de arrasto de somente 0,29.
Galeria: Range Rover Sport 2022
A plataforma MLA-Flex da Land Rover é a base do Sport e também é a mesma encontrada no Range Rover 2022. Isso significa que o Sport oferece muitas das mesmas características de chassi, sistema de esterçamento de até 7,3 graus para as rodas traseiras. A suspensão pneumática da Land Rover é de série em toda a linha Sport.
![Range Rover Sport 2022](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Conjuntos motrizes
A Land Rover oferece o novo Range Rover Sport 2023 com opções de motores 3.0 turbo-híbridos com 6 cilindros em linha. Ele pode produzir 359 cavalos de potência (264 kilowatts) e 50,9 kgfm de torque na versão P360 SE, que é a de entrada e tem preços partindo de US$ 84.350 (R$ 434.284). Uma acima, a P400 SE Dynamic, o mesmo propulsor entrega 400 cv (294 kW) e 56 kgfm.
Modelo | Motor | Potência | Torque | Preço com frete |
P360 SE | Mild-Hybrid Turbo 3.0L I6 | 359 cv (264 KW) | 50,9 kgfm | US$ 84.350 |
P400 SE Dynamic | Mild-Hybrid Turbo 3.0L I6 | 400 cv (294 KW) | 56 kgfm | US$ 91.350 |
P440e Autobiography | Plug-In Híbrido Turbo 3.0L I6 | 440 cv (323 KW) | 85,5 kgfm | US$ 105.550 |
P530 First Edition | Twin-Turbo 4.4L V8 | 530 cv (390 KW) | 76,4 kgfm | US$ 122.850 |
Última configuração a adotar o 6 em linha, a P440e Autobiography, tem um conjunto híbrido plugável (PHEV). Neste caso, entrega 440 cv (323 kW) e 85,5 kgfm de torque. A Land Rover diz que configuração oferecerá cerca de 77 km de autonomia elétrica graças a seu motor alimentado por baterias de 31,8 kWh. O PHEV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.
![Range Rover Sport 2022](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Aqueles que desejam o máximo de potência terão que escolher a versão P530 First Edition. Ele traz um V8 que agora tem 4.4 litros e é sobrealimentado por 2 turbos. Ele entrega 530 cv e 76,4 kgfm de torque. Nesse caso, a aceleração até 100 km/h pode ser feita 4,3 s com o uso do Dynamic Launch (modo de arrancada). Todos os propulsores utilizarão uma transmissão automática de 8 velocidades e tração nas quatro rodas. Uma variante puramente elétrica chegará em 2024 ao lado de um Range Rover também totalmente elétrico.
![Range Rover Sport 2022](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Range Rover Sport 2022](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Cabine recheada de tecnologia
Entrar no Range Rover Sport 2023 deve ser familiar. Ele adota o layout de cabine do Range Rover 2022, mas existem algumas soluções distintas entre os dois. A tela da multimídia do Sport - curva, flutuante e de alta resolução - fica em um ângulo, logo acima do console central. A tela de 13,1 polegadas hospeda o software Pivi Pro da Land Rover.
![Range Rover Sport 2022](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
À frente do motorista está uma tela de 13,7 polegadas para os instrumentos. Apple Car Play e Android Auto, ambos sem fio, vêm de série e há até mesmo um carregamento sem fio de 15W. A nova arquitetura eletrônica da Land Rover permite à empresa atualizar os 63 módulos eletrônicos através de atualizações pela internet. De fábrica, o Sport tem um sistema de som Meridian, sendo um upgrade com 29 alto-falantes oferecido como opcional.
First Edition
O Land Rover Range Rover Sport 2023 First Edition é uma configuração especial que a Land Rover oferecerá somente durante o primeiro ano de produção do modelo. Ela chega com o "Stormer Handling Pack", que inclui o sistema "Pro" de controle dinâmico da carroceria, esterçamento das rodas traseiras e o diferencial eletrônico ativo. A Land Rover produzirá o Range Rover Sport 2023 em linha de montagem de Solihull, no Reino Unido. A novidade já pode ser encomendada, mas ainda não foi dada uma data para o início da comercialização oficial.
VEJA NO CANAL DO INSIDEEVS.COM BRASIL
Fonte: Land Rover