À medida que os carros ficam maiores, mais pesados e mais volumosos, o mesmo acontece com as rodas que ajudam a transportá-los. O Chevrolet Silverado EV - uma picape gigante de 2.472 kg em seu maior volume - tem as primeiras rodas de 24 polegadas de fábrica, enquanto outras fabricantes estão mudando para rodasde 22 e 23 polegadas, conforme necessário.

Mas algumas empresas têm muito medo de colocar algo maior que 23 polegadas em seus carros. A Land Rover disse em uma entrevista recente com ao site CarThrottle que não vai aumentar mais do que isso. "23 [polegadas] parece ser o limite", disse o diretor de engenharia de veículos da JLR, Matt Becker, ao site. "Você não gostaria de ir muito além disso... Não vejo muitas rodas de 24 polegadas."

Para uma empresa que é sinônimo de luxo de alto nível, é surpreendente que as rodas de 23 polegadas sejam o limite, especialmente com um novo Range Rover elétrico a caminho. Dito isso, o novo Range Rover Sport SV tem rodas de fibra de carbono de 23 polegadas - as maiores de seu tipo e um opcional que, segundo a Range Rover, foi um sucesso inicial entre os compradores.

2024 Range Rover Sport SV
2024 Range Rover Sport SV

"Estamos fabricando as rodas de carbono o mais rápido que podemos", disse Jamal Hameedi, Diretor da marca SV, na mesma entrevista. "Está sendo um sucesso fora de série... o carbono é a melhor opção."

Embora as rodas de fibra de carbono possam ser controversas por sua fragilidade - especialmente as de 23 polegadas -, elas reduzem o peso total em cerca de 36 kg (9 kg cada) em comparação com as unidades forjadas normais. Qualquer economia de peso é útil para um carro que pesa quase 2.000 kg.

Nos EUA, o Range Rover Sport SV custa US$ 181.775 (R$ 907.275) e ainda cobra mais US$ 8.700 (R$ 43.423) pelas rodas de carbono.

Galeria: Range Rover Sport SV 2024

Envie seu flagra! flagra@motor1.com