A Land Rover trouxe o Defender para os tempos modernos com sua nova geração. O lendário fora-de-estrada fez aulas de etiqueta, de como se comportar e oferecer conforto aos seus ocupantes e passou em uma loja de itens tecnológicos para ficar bem mais moderno que seu antecessor. Mas manteve algumas tradições, como parte do visual e a versão de duas portas, o Defender 90.

O "Noventinha" realmente não poderia ficar de fora dessa nova história. Não é o SUV mais prático desse mundo, mas carrega um charme que chama a atenção pelas ruas. É um dos carros mais carismáticos do mercado, seja por quem sabe o que significa o passado de suas gerações, ou quem simplesmente ache curioso um carro tão grande, mas curto ao mesmo tempo, com grandes rodas e jeitão quadrado. Parece um brinquedão que acabou de sair da loja nas mãos de uma criança. 

Land Rover Defender 90
Land Rover Defender 90

Comandos em ação

Enquanto um Defender 110 tem 5,02 m de comprimento, o 90 tem 4,58 m, considerando o estepe na traseira. Essa redução vem no entre-eixos, com 2.587 mm - é como se cortassem 435 mm do meio do Defender e soldassem novamente. Aí entram novas portas, imensas, mas mantém o restante do Defender nas extremidades. Rodas de 20" dão um estilo bem curioso ao Defender 90, principalmente quando a suspensão a ar está totalmente baixa ou totalmente alta.

Pra mim, o Defender 90 é o carro mais estiloso da Land Rover hoje. Não é o urbanóide como o Evoque, mas não tenta ser igual aos irmãos Discovery e Velar, apesar de trazer deles muitas tecnologias embarcadas. Faróis fullLED redondos, as lanternas traseiras formadas por quatro pequenos quadrados cravados no carro e até as linhas gerais do Defender tentam lembrar seus antepassados. Um grande estepe na tampa traseira fecha o pacote. 

Land Rover Defender 90

Quando eu falo que o resto do Defender 90 é igual ao irmão maior, é de fato idêntico. Apresentado em 2019, chegou 4 anos após o fim da produção da clássica geração. Deixa de lado a construção chassi-carroceria e se torna um monobloco, sobre a plataforma D7x, uma variação da D7 utilizada pelos Discovery, Velar, Jaguar I-Pace e F-Pace, entre outros. Essa mudança foi necessária para suportar um uso mais severo fora-de-estrada, com o uso de metais diferentes e reforços diversos para melhorar a torção da carroceria. 

Sim, Land Rover, queremos o Defender V8 no Brasil, com seus 525 cv, ou o 6-cilindros em linha de 400 cv, mas o P300 não faz feio. É o motor da família Ingenium, 2.0 turbo a gasolina, com 300 cv e 40,8 kgfm de torque - para a proposta fora-de-estrada do Defender, um dos turbodiesel 3.0 da marca cairiam melhor, principalmente pelo alto torque. A transmissão é automática de 8 marchas, fornecida pela ZF, com diferenciais central e traseiro para o sistema de tração integral inteligente.

Rústico e sistemático

O Defender é uma mistura de sensações. Por fora, mistura o novo com o antigo. Por dentro, troca o carpete fofinho dos demais Land Rover por um piso plástico para facilitar a limpeza. Tela no painel de instrumentos, tela para o sistema multimídia com espelhamento sem fios, ar-condicionado automático com 2 zonas, um grande volante de 4 raios com comandos e assistência elétrica - inclusive regulagens - bancos em couro elétricos...tudo isso se mistura com uma sensação que a marca britânica quis dar de rústico.

Land Rover Defender 90

Parafusos aparentes, peças emborrachadas, mas tudo bem cuidado. É um rústico sistemático, de luxo. No mesmo botão do ar-condicionado, você escolhe um dos modos de condução do Terrain Response e, ao lado, um outro botão levanta ou abaixa a suspensão para facilitar sua entrada no carro. Apesar de apenas duas portas, tem um bom espaço para os ocupantes traseiros, com direito a saída de ar, mas eles precisam fazer um certo malabarismo para entrar e sair do carro e se acostumar com uma janela limitada por um acabamento plástico. São apenas 397 litros de capacidade no porta-malas.

Ele não ser mais tão Defender como no passado é ruim? Por um lado, o "Noventinha" me surpreendeu no uso urbano. Apesar de não ser pequeno, é confortável para se passar horas ao volante - apesar dessa versão, SE, não ter o piloto automático adaptativo, tem o alerta de saída de faixa e alerta de colisão. A suspensão é macia, o isolamento acústico é bom e o motor 2.0 turbo tem boa força em baixas rotações. As trocas de marchas são suaves e quase imperceptíveis, algo inimaginável no passado.

Land Rover Defender 90
Land Rover Defender 90

Seu monte de tecnologias é digno de um urbanóide mimado. Sistema de som assinado pela Meridian, navegador GPS integrado, bancos grandes e macios, cheio de eletrônica embarcada pronta para te mimar. Menor, é mais prático de usar que um Defender 110, mas se precisar, tem câmeras 360 para estacionamento e não vai deixar encostar o estepe no capô de um "pebleu". O ângulo de esterço ajuda a entrar e sair dos lugares mais apertados sem dificuldades, algo raro em um 4x4. 

Nos testes, até que surpreendeu com o consumo urbano. Para um SUV grande, de mais de 2 toneladas e 300 cv, marcar 6,5 km/litro na cidade foi uma vitória - com a ajuda do modo Eco, obviamente. Na estrada, sua aerodinâmica de um tijolo inglês só o fez marcar 8,4 km/litro, com gasolina, o que pode espantar uma pessoa comum, mas não quem pagou R$ 540 mil pelo Defender 90.

Land Rover Defender 90

O desempenho é de se elogiar. Com 8,1 segundos no 0 a 100 km/h, não pode ser chamado de lerdo. Na estrada, embala em velocidades mais altas, mas a suspensão com foco em conforto e off-road não vai te passar confiança para ir muito longe. Na cidade, acorda cedo com uma boa faixa de torque e faz as trocas também cedo, tentando ajudar no consumo. Ainda é de se desejar um motor diesel ou um dos motores maiores da marca, mas o P300 dá conta.

Homenagem ao passado, mas sem um passado

Entre em algum site de classificados e procure um Land Rover Defender clássico. Reparou nos preços? Ele entrou na onda dos colecionáveis e tem unidades sendo vendidas a R$ 700 mil! Isso não vai acontecer com este Defender atual em algumas décadas. Tem uma grande capacidade fora-de-estrada, com 900 mm de capacidade de imersão e até mesmo um snorkel no para-lama dianteiro, por exemplo, mas não tem a pureza do clássico para isso.

Se ganha no conforto para o uso diário, se perde aqui. Você não ficará atolado na estrada de terra e pode até pensar em algo mais intenso, mas não exagere, e capaz de poucas pessoas pensarem nisso - basta ver quantos Defender ganham rodas maiores e pneus de uso urbano nas lojas. Ele se tornou um SUV mais urbano, com certa capacidade fora-de-estrada e muito charme, mas não tem como fazer o mesmo que seu antecessor fazia, como mergulhar em lagos. Tem muita eletrônica embarcada pra isso, como câmeras e mais câmeras espalhadas para te ajudar nisso.

A Land Rover errou com este novo Defender? Não. O colocou no patamar que os clientes esperam de um SUV, podendo ser utilizado no fora-de-estrada, mas sabemos que poucos irão fazer isso. E o Defender 90 ao menos é charmoso e diferente nas ruas entre tantos SUVs. Só não vai cobrar pouco por isso.

Land Rover Defender 90

Motor dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.997 cm3, comando duplo com variador de fase na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolina
Potência e torque 300 cv a 5.500 rpm; 40,98 kgfm de 1.500 a 4.500 rpm
Transmissão câmbio automático de 8 marchas, tração integral automática
Suspensão braços sobrepostos na dianteira, multilink na traseira; pneus 255/60 R20
Peso 2.140 kg em ordem de marcha
Comprimento e entre-eixos 4.583 mm; 2.587 mm
Largura 2.008 mm
Altura 1.969 mm
Capacidades porta-malas: 397 litros; tanque: 90 litros
Ângulo de entrada 37,5º
Ângulo de saída 40º
Altura do solo 291 mm
Preço de entrada R$ 539.950
Aceleração 0 a 60 km/h: 3,6 s; 0 a 80 km/h: 5,7 s; 0 a 100 km/h: 8,1 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 6,0 s; 80 a 120 km/h (em S): 5,7 s
Consumo de combustível cidade: 6,5 km/l; estrada: 8,4 km/l
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