Apesar do lançamento relativamente recente no Brasil (a segunda linhagem estreou por aqui em 2020), o Duster já caminha para mudar completamente lá fora. Na Europa, onde o modelo atual está à venda desde 2017, o projeto de uma nova geração segue em fase adiantada de desenvolvimento e deve resultar em profundos avanços para o SUV. Segundo a Dacia, que capitaneia os trabalhos, o próximo Duster dará um grande salto estético e também dinâmico.

As informações foram adiantadas pelo CEO da marca romena, Denis Le Vot, em entrevista recente concedida à agência Automotive News Europe. Segundo o executivo, o consumidor deve esperar da próxima linhagem do Duster mudanças em aspectos como condução e dirigibilidade, além de modernidade, porte e NVH (sigla em inglês para ruído, vibração e aspereza).

Galeria: Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2023

Para começar, a atual plataforma B0, herdada ainda da primeira geração, será finalmente aposentada. No lugar, entrará a nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault, já usada nas novas gerações de Logan e Sandero. A base será responsável por proporcionar todos os avanços esperados, além de abrir caminho para a eletrificação. Dessa forma, o Duster de nova geração já nascerá compatível com propulsão híbrida e até elétrica.

Em termos de estilo, a Dacia também promete mudanças importantes e, nesse sentido, tudo indica que a inspiração virá do Bigster Concept (modelo que originará um SUV maior e posicionado no topo da gama da marca). Haverá caixas de roda alargadas, para-lamas quadrados, faróis e grades integrados e perfil ainda mais off-road. A ideia será manter o aspecto de robustez e resistência que deu fama ao Duster, deixando a pegada sofisticada para a versão de produção do Bigster.

Dacia Bigster concept
Dacia Bigster Concept

A data exata do lançamento ainda não foi confirmada, mas todas as especulações apontam para 2024. Assim como acontece hoje, o modelo será vendido na Europa como Dacia e chegará ao Brasil e à Índia como Renault.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com