Passaram-se duas semanas desde que o Renault Duster foi aposentado na Índia, país no qual a primeira geração era vendida até pouco tempo. Mas parece que o SUV vai retornar ao mercado indiano em uma nova geração baseada na plataforma CMF-B, a mesma que foi anunciada para o Brasil há três dias e que dará origem a um novo SUV por aqui.

As informações são do Autocar India, que indicou que a nova geração do Duster deve fazer sua estreia por volta de 2023 ou 2024 naquele mercado. O antigo Duster vendido até pouco tempo no país era o modelo da primeira geração ainda, cuja plataforma é a famosa B-Zero – a mesma usada pelo Sandero, Logan, Duster e Captur comercializados no Brasil. Na Índia o SUV compacto foi o responsável por colocar a Renault em destaque no país, mas com a chegada de outros utilitários mais modernos acabou perdendo espaço ao longo do tempo.

Dacia Bigster - Imagens de registro
Dacia Bigster será usado como inspiração para o design do novo Duster

Embora a produção do Duster tenha chegado ao fim no país indiano, a Renault India não vai abandonar o aquecido segmento dos SUVs no país. Tanto que algumas fontes afirmaram ao Autocar India que o novo Duster contará com design bastante estiloso, boa relação de custo x benefício e tecnologia no mesmo nível da concorrência. Embora o SUV venha a ser produzido com base na plataforma nova CMF-B, isso parece que vai ser feito em uma variante voltada a países emergentes, cuja plataforma é batizada de CMF-B LS.

É algo na mesma linha da plataforma da Volkswagen, que tem a MQB A0-IN servindo de base para carros em países em desenvolvimento, como Virtus e Skoda Kushaq (versão simplificada do T-Cross para a India). Assim como a plataforma da VW, a CMF-B LS da Renault manterá seu padrão de qualidade, mas terá parte de sua tecnologia retirada de forma inteligente afim de reduzir custos.

Dessa forma, o novo Duster estará alinhado com as normas globais de segurança e emissões, o que pode indicar o caminho da motorização híbrida para garantir ao utilitário a autonomia de um Duster diesel – opção que foi tirada de linha no país há alguns anos. Versões com tração 4x4 também não estão descartadas.

Dacia Bigster concept
Dacia Bigster concept

As fontes ouvidas pela publicação também disseram que a montadora quer garantir que o Duster de terceira geração se mantenha fiel ao seu legado, ou seja, de ser um SUV de proposta mais acessível mas também robusto. O mais previsto é que o SUV tenha ainda referências ao design da geração atual, mas trazendo toques de modernidade inspirados no SUV Bigster. Apesar de provavelmente manter parte de seu desenho autoral, o Duster deverá herdar do Bigster as caixas de roda alargadas, para-lamas quadrados, faróis e grades integrados e um perfil ainda mais off-road.

Apesar do Duster não ter sido confirmado ainda para a Índia, os membros da empresa ouvidos pela publicação confirmaram que o lançamento do SUV está sendo avaliado para o país. O que pode ajudar nessa tomada de decisão em favor da produção da nova geração do Duster por lá é o bom desempenho da Renault nas vendas no mercado indiano em 2021, sendo a principal montadora europeia no país.

Fabrice Cambolive, vice-presidente sênior de vendas e operações da Renault, parecia bastante otimista. “No geral, acho que temos capacidade para entrar nesse segmento e estamos preparando nossas finanças e analisando isso para os próximos anos”, disse. Caso seja confirmado oficialmente o avanço da plataforma CMF-B LS na Índia, a Nissan marca parceira da Renault na aliança, provavelmente adotará a nova base e assim poderá ajudar a dividir os custos e responsabilidade de desenvolvimento. Ou seja, novos carros poderão surgir a partir desta plataforma no futuro.

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