Uma das marcas inglesas mais conhecidas de todos os tempos, a Lotus passou por dificuldades por muito tempo. Foi comprada em 2017 pela chinesa Geely, que logo redefiniu a empresa como uma fabricante de carros elétricos, fazendo uma parceria com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. E aqu iestá o primeiro SUV elétrico da Lotus, o Eletre, com certeza um dos utilitários de visual mais agressivo do mercado.

Medindo 5,10 metros de comprimento, o mesmo que um Lamborghini Urus, o Eletre é feito com uma plataforma chamada Electric Premium Architecture feita pela Lotus, com um sistema de 800V. Será a base para outros três carros elétricos que serão lançados até 2025. A fabricante ainda não nos diz quanto o SUV pesa, mas podemos assumir que será o Lotus mais pesado já feito (e o primeiro com suspensão a ar).

Na versão menos potente, o Eletre utiliza dois motores elétricos com cerca de 600 cv, permitindo que acelere de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. A velocidade máxima é de 260 km/h. Com mais de 100 kWh vindos da bateria, o SUV da Lotus tem uma autonomia de 600 km e, usando um carregador de 350 kWh, recupera 400 km de autonomia em 20 minutos.

Galeria: Lotus Eletre

A Lotus diz que o Eletre será capaz de andar sozinho, graças a uma grande quantidade de sensores LiDAR, incluindo um posicionado em um corte na asa traseira. O veículo ainda tem um spoiler ativo, mas a marca ainda não diz como é o seu funcionamento.

O interior tem um estilo único e não parece com nenhum outro carro, nem mesmo da Geely. Nada de painel de instrumentos digital, usando somente um pequeno display que mostra a velocidade, enquanto a tela do lado do motorista traz os detalhes do GPS e da mídia tocando. O motorista ainda conta com um head-up display em realidade aumentada.

A central multimídia é bem larga, com uma tela de 15,1 polegadas feita de OLED e que pode ser colocada em um outro ângulo para distrair menos.

O Lotus Eletre será produzido na China, em uma nova fábrica criada especialmente para a marca inglesa e, até o momento, será vendido apenas na Europa e no país asiático - apesar que a fabricante não descarta oferecer o SUV em mais alguns mercados como nos Estados Unidos. Os prçeos ainda não foram divulgados, mas o que é dito nos bastidores é que tenha um valor abaixo de 100 mil libras (R$ 628.588).

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