Iniciando o ano de 2022 com menos representatividade do que os SUVs compactos, os hatches – somando os representantes das três categorias (27.572) – responderam por 23,6% dos 116.601 veículos registrados em janeiro. Este resultado é 48% inferior ao do início de 2021, que já havia sido fraco.

Na categoria de entrada, onde apenas três modelos marcaram presença, o Renault Kwid (3.180) liderou a disputa por perder “apenas” 18,4% dos compradores do ano passado, mas ainda não sente os efeitos da reestilização. Preferido no acumulado de 2021, o Fiat Mobi (2.528) começou 2022 em queda de quase 50%. Zerado em dezembro, o aposentado Volkswagen Up! conquistou um consumidor, provavelmente de algum estoque antigo de concessionária.

Renault Kwid Outsider 2023
Fiat Mobi Like - movimento

Os hatchbacks subcompactos mais vendidos em janeiro:

POS. 

MODELO 

JAN/22 

DEZ/21 

JAN/21 

% JAN 22 

% DEZ 21 

VARIAÇÃO JAN/DEZ 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

RENAULT KWID 

3180 

6775 

3896 

55,70% 

71,17% 

-53,06% 

-18,38% 

2º 

FIAT MOBI 

2528 

2744 

4784 

44,28% 

28,83% 

-7,87% 

-47,16% 

3º 

VW UP! 

514 

0,02% 

0,00% 

-99,81% 

   

5709 

9519 

9194 

100,00% 

100,00% 

-40,03% 

-37,91% 

Entre os modelos intermediários, o Chevrolet Onix (5.205) – preferido nos dois últimos meses de 2021 – perdeu quase 55% de seus compradores nas últimas semanas e começou atrás do Hyundai HB20 (5.634), nº 1 no acumulado do ano passado. Fechando o pódio, o VW Gol (3.435) vendeu menos da metade do total de dezembro.

Hyundai HB20 1.0T Evolution 2022
Chevrolet Onix LT 1.0 aspirado 2020
Volkswagen Gol 2020
Comparativo: Fiat Argo 1.0 vs. Hyundai HB20 Sense

Novamente abaixo das expectativas, o Fiat Argo (2.676) foi o 4º colocado. Único da lista a crescer – e bem, diga-se de passagem (+156%) -, o Peugeot 208 completou mais uma vez o top 5, agora com quase 2 mil emplacamentos (1.989). Da 6ª posição em diante, nenhum modelo sequer chegou a mil unidades, com o Toyota Yaris (955) como o melhor deles.

Oficialmente aposentado em dezembro, o Fiat Uno (622) ainda conseguiu ficar à frente de um Renault Sandero (607) cada vez menos lembrado pelos clientes da categoria. À frente apenas do Honda Fit (154) – também descontinuado no final de 2021 – no top 10, o Polo (253) completou 3 meses seguidos sem ultrapassar a casa das 600 unidades. Nos últimos 6 meses, aliás, apenas em outubro o hatch da VW conseguiu emplacar mais de mil unidades (1.040).

Os hatchbacks compactos mais vendidos em janeiro:

POS. 

MODELO 

JAN/22 

DEZ/21 

JAN/21 

% JAN 22 

% DEZ 21 

VARIAÇÃO JAN/DEZ 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

HYUNDAI HB20 

5634 

7926 

7936 

26,10% 

20,69% 

-28,92% 

-29,01% 

2º 

CHEVROLET ONIX 

5205 

11529 

10565 

24,11% 

30,09% 

-54,85% 

-50,73% 

3º 

VW GOL 

3435 

8329 

6276 

15,91% 

21,74% 

-58,76% 

-45,27% 

4º 

FIAT ARGO 

2676 

4509 

5018 

12,40% 

11,77% 

-40,65% 

-46,67% 

5º 

PEUGEOT 208 

1989 

1814 

777 

9,21% 

4,73% 

9,65% 

155,98% 

6º 

TOYOTA YARIS 

955 

1538 

1838 

4,42% 

4,01% 

-37,91% 

-48,04% 

7º 

FIAT UNO 

622 

1135 

2059 

2,88% 

2,96% 

-45,20% 

-69,79% 

8º 

RENAULT SANDERO 

607 

776 

1184 

2,81% 

2,03% 

-21,78% 

-48,73% 

9º 

VW POLO 

253 

240 

2460 

1,17% 

0,63% 

5,42% 

-89,72% 

10º 

HONDA FIT 

154 

430 

818 

0,71% 

1,12% 

-64,19% 

-81,17% 

11º 

JAC E-JS1 

30 

16 

0,14% 

0,04% 

87,50% 

12º 

VW FOX 

23 

71 

1283 

0,11% 

0,19% 

-67,61% 

-98,21% 

13º 

FORD KA 

3432 

0,02% 

0,01% 

33,33% 

-99,88% 

14º 

CITROËN C3 

18 

0,00% 

0,00% 

-94,44% 

   

21588 

38316 

43664 

100,00% 

100,00% 

-43,66% 

-50,56% 

Entre os modelos da faixa superior, a liderança em janeiro coube ao Mini Cooper (77), mas o destaque ficou por conta das 51 unidades do Zoe, recorde de vendas por aqui. Para se ter uma ideia, o Renault emplacou 62 unidades durante todo o ano de 2021. Fechando o pódio, o novo Audi A3 conquistou 48 consumidores.

Chevrolet Cruze RS (3)
Comparativo: Fiat 500e vs. Mini Cooper SE
Renault Zoe Intense 2021

Mais vendido em dezembro, o Nissan Leaf (41) desta vez foi o 4º colocado. Já o Chevrolet Cruze Sport6 (21) - em seu pior momento desde fevereiro de 2012 (27), quando teve seus primeiros registros - por muito pouco não perdeu até o 5º lugar para o Fiat 500e (19). A situação pode ser justificada pela mudança na linha, agora apenas com a versão RS.

Com o BMW i3 (12) em 7º e o Chevrolet Bolt (1) em 10º, os elétricos conquistaram metade do top 10 – isto sem contar com a participação da versão Electric do líder Mini. O Bolt ainda espera pela versão reestilizada, que teve a produção suspensa enquanto a marca produz baterias para resolver os casos de incêndio.

Os hatchbacks médios e premium mais vendidos em janeiro:

POS. 

MODELO 

JAN/22 

DEZ/21 

JAN/21 

% JAN 22 

% DEZ 21 

VARIAÇÃO JAN/DEZ 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

MINI COOPER/JCW 

77 

167 

73 

28,00% 

29,09% 

-53,89% 

5,48% 

2º 

RENAULT ZOE 

51 

18,55% 

1,57% 

466,67% 

3º 

AUDI A3 

48 

33 

20 

17,45% 

5,75% 

45,45% 

140,00% 

4º 

NISSAN LEAF 

41 

191 

20 

14,91% 

33,28% 

-78,53% 

105,00% 

5º 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

21 

69 

112 

7,64% 

12,02% 

-69,57% 

-81,25% 

6º 

FIAT 500E 

19 

77 

6,91% 

13,41% 

-75,32% 

7º 

BMW i3 

12 

23 

32 

4,36% 

4,01% 

-47,83% 

-62,50% 

8º 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

10 

1,09% 

0,87% 

-40,00% 

-70,00% 

9º 

FORD FOCUS 

0,73% 

0,00% 

10º 

CHEVROLET BOLT 

0,36% 

0,00% 

-75,00% 

   

275 

574 

271 

100,00% 

100,00% 

-52,09% 

1,48% 

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com