*Atualizado em 27/01
Depois de um certo atraso, os outros dois carros prometidos pela General Motors no ano passado estreiam neste ano: os novos Cruze Midnight e o Cruze Sport6 RS. O primeiro é o sedã que chega com uma estética escurecida, enquanto a versão hatch traz um visual mais esportivo. Os preços ainda não foram divulgados.
Começando pelo Cruze Midnight, ele pode vir com carroceria preta, cinza ou azul, rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e detalhes em preto na carroceria, à exemplo do friso preto nas janelas laterais e a gravata da Chevrolet na grade frontal e também na tampa do porta-malas. É basicamente a mesma proposta do Onix Plus Midnight lançado no ano passado. Por dentro, a estética escurecida também está presente no revestimento dos bancos, inclusive no logotipo da montadora no volante.
O outro modelo é o novo Cruze RS, versão de apelo esportivo do hatch médio que já foi vendida há alguns anos nos Estados Unidos (por lá o modelo saiu de linha). Você viu aqui no Motor1.com alguns flagras anteriores dessa versão em testes, que foi vista rodando pela Argentina. Mas a grande novidade aqui é o que novo Cruze RS chega para ser a única versão vendida do hatchback, ou seja, as antigas versões LT, LTZ e Premier saem de linha.
Com isso, o Cruze RS fica posicionado na gama do Cruze para ser um modelo voltado para ao público que busca um carro de proposta mais esportiva. E isso se cumpre muito bem com a grade frontal exclusiva escurecida com o logo RS em vermelho (a mesma que era utilizada pelo Cruze RS americano), bem como o para-choque dianteiro com luzes de neblina em novo formato. O teto é sempre pintado de preto, assim como os retrovisores e os logotipos, enquanto na traseira o hatch traz um spoiler traseiro exclusivo também em preto. As rodas também são novidade: um conjunto de 17 polegadas com acabamento também diamantado.
Quando vamos para a cabine do Cruze RS, o ar de esportividade é cumprido pelos bancos com revestimento que imita couro com costuras vermelhas - que aparecem também na porção central do painel e revestimento do volante. Entre os equipamentos, destaque para o hatch que vem com a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, wi-fi nativo, sistema de concièrge OnStar e MyChevrolet App para o smartphone. O teto solar continua sendo uma exclusividade do Cruze Sport6. Já o Cruze Midnight tem o MyLink com tela de 7", mais simples.
Debaixo do capô nada muda: segue o competente motor 1.4 turbo de até 153 cv e 24,5 kgfm de torque, que trabalha sempre junto de uma transmissão automática de 6 marchas. Ambos até tem modo manual para troca de marchas, mas somente pela própria alavanca (não há paddle shift atrás do volante). A GM garante que o motor 1.4 ganhou uma nova calibração "para melhorar ainda mais a dirigibilidade do carro". No mais, a única diferença mecânica do Cruze RS é calibração da suspensão e direção, que são mais voltadas a esportividade.
A GM divulgou na quinta-feira (27) os preços, com isso o Cruze RS é vendido por R$ 154.500, sendo o único modelo vendido com carroceria Sport6 (hatchback) a partir de agora, enquanto o Cruze Midnight surpreendeu, pois chega por R$ 139.350 para ficar posicionado entre as versões LT (R$ 135.660) e LTZ (R$ 151.290).
Com preços mais baixo que da antiga versão Premier, a lista de equipamentos do Cruze RS é mais enxuta e não tem itens como alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem automática, alerta de ponto cego e sistema auxiliar de permanência na faixa.
Cruze RS (R$ 154.500): vem equipado com 6 airbags, alerta de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, luz DRL em LED, regulagem de altura dos faróis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado automático, assistente de partida em rampas, câmera de ré, piloto automático, chave presencial, partida por botão, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva e partida remota pela chave.
Soma ainda faróis com acendimento automático, teto solar elétrico, bancos com revestimento que imita couro com costuras vermelhas, central multimídia MyLink com tela de 8” com suporte a espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, sistema OnStar e MyChevrolet App. As cores disponíveis são: Vermelho Chili, Branco Sumiit, Preto Ouro Negro e Cinza Satin Stell.
Cruze Midnight (R$ 139.950): soma 6 airbags, alerta de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, luz diurna de LED (DRL), faróis com regulagem de altura, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampas, câmera de ré analógica (com resolução inferior ao Cruze RS, Cruze LTZ e Premier), piloto automático, chave presencial, bancos com revestimento que imita couro na cor preta, teto e colunas com revestimento escuro e central multimídia MyLink com tela de 7" e conexão com a Apple CarPlay e Android Auto. As cores disponíveis são: Preto Ouro Negro, Cinza Satin Stell e Azul Eclipse.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze se despede do mercado após abrir espaço para o Tracker
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Argentina em maio: 208 lidera em Cruze é 6º mesmo fora de linha
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Chevrolet aumenta preços de Cruze, Equinox e Silverado em até R$ 12 mil
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Chevrolet Cruze sairá de linha no fim do ano, confirma marca