Em anúncio realizado no último dia 5, a Volkswagen divulgou teaser e confirmou para 2023 o lançamento do aguardado Polo Track no Brasil. Especulado há meses, o modelo será posicionado como opção de entrada da gama na região e contará com visual exclusivo. Detalhes foram ocultados na imagem oficial, mas projeção elaborada pelo designer virtual Renato Aspromonte, do Overboost BR, adianta como ficará a dianteira.

Na comparação com o Polo atual, o inédito Track contará com para-choque remodelado, entradas de ar maiores e nova malha interna na parte inferior. Além disso, a grade frontal será revista e ficará alinhada ao estilo dos lançamentos mais recentes da marca. Correm por fora ainda mudanças nos faróis, mais precisamente no arranjo interno das luzes. O mesmo poderá acontecer na traseira com as lanternas.

Volkswagen Polo Track - Teaser

A produção será concentrada na fábrica de Taubaté (SP), em contraponto à fabricação do Polo convencional realizada em São Bernardo do Campo (SP). Será o primeiro veículo com plataforma modular MQB produzido na unidade (hoje responsável pela produção de Gol e Voyage) e por isso investimentos em modernização estão previstos.

Falando em investimentos, a VW prometeu aplicar no Brasil R$ 7 bilhões para “desenvolver digitalização e descarbonização”, além de investir em uma nova família de carros compactos de entrada. O primeiro deles é o próprio Polo Track, mas pelo menos outros três modelos também estão previstos.

As principais apostas se concentram no sucessor do Gol (que poderá ser transformado em um modelo com pegada SUV aos moldes do novo Citroën C3) e na próxima geração da Saveiro (que evoluirá para tentar barrar o sucesso da Fiat Strada). Corre por fora ainda uma versão de acesso do Virtus para o lugar do Voyage.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com