A Nissan anunciou um plano ambicioso de eletrificação de toda a sua linha, prometendo lançar 23 modelos eletrificados até o final da década, sendo 15 totalmente elétricos. Embora ainda esteja cedo para revelar quais são estes carros exatamente, a marca japonesa mostrou alguns conceitos para dar uma ideia do que esperar nos próximos anos. E, entre eles, está uma picape futurista que deve antecipar o modelo totalmente elétrico abaixo da Frontier e com porte de Fiat Toro.

Esta possível picape compacta tem aparecido em rumores há um tempo e a própria Nissan já comentou que tem interesse em ampliar sua linha nesta categoria, mas sem confirmar (ou desmentir) que estuda este modelo. Segundo fontes do site Automotive News, a ideia seria ter uma caminhonete menor do que a Frontier e que seja desenvolvida para ser elétrica desde o começo. Na época, já se falava que seria parte da estratégia de eletrificação da fabricante.

O conceito, batizado como Surf-Out, nos dá uma ideia de como pode ser esta futura picape. Tem uma construção monobloco e cabine simples, com espaço para apenas duas pessoas. A caçamba tem um espaço bem generoso. “A Nissan Surf-Out busca entregar um rodar suave independente do terreno, permitindo que os clients cheguem em qualquer lugar com conforto e confiança. A variedade de fontes de energia do veículo, e a caçamba baixa e de assoalho liso foi feita para te ajudar a ir onde quiser e amplificar sua experiência quando chegar lá”, diz a marca no material divulgado.

Como é apenas um protótipo, a fabricante não divulgou detalhes como medidas, autonomia ou desempenho. Disse apenas que foi criada para ter tração integral com dois motores, um em cada eixo, entregando vários níveis de potência. É possível que seja um dos veículos que utilizarão baterias de estado sólido, menores, mais leves e que podem ser recarregadas mais rapidamente.

Nissan Surf-Out Concept - Picape elétrica
Nissan Surf-Out Concept - Picape elétrica

Seu design é bem incomum, com uma frente transparente usando iluminação em LED em volta do que seria a grade e o nome da Nissan escrito no centro. Um ponto curioso é a traseira, com o mesmo estilo que a frente, mas com alguns emojis, mostrando que pode ser personalizada. Também chama a atenção a cobertura opaca para a caçamba. O interior utiliza um banco interiço, sem ter a divisão do console central, enquanto o painel tem uma tela horizontal enorme e um volante retangular sem botões, que obviamente não estará na versão final.

Nissan Surf-Out Concept - Picape elétrica

Apesar da Nissan ter mostrado interesse e até revelar este conceito, ainda não está certo que será produzido. O fato de um protótipo aparecer é uma boa notícia, mostrando que a fabricante realmente está de olho no segmento e que estuda se é viável. E, até o momento, o mais próximo de uma opção eletrificada nesta categoria que temos é a Ford Maverick, que tem uma motorização híbrida. Ser totalmente elétrica seria um belo diferencial, principalmente para Europa e Estados Unidos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com