Representante da Nissan no segmento de picapes grandes na América do Norte, a Titan poderá sair de linha nos próximos anos sem deixar sucessora. Pelo menos o que o adianta o canal Autoline Network, citando relatório de analistas da indústria da Auto Forecast Solutions. A motivação estaria diretamente relacionada às baixas vendas verificadas diante das principais concorrentes - leia-se Ford F-150, Chevrolet Silverado e RAM 1500.

Detalhes ainda são limitados, mas tudo indica que a picape ficará em oferta até o fim do ciclo de vida atual e sairá de linha sem ganhar nova geração. A Nissan obviamente nega as informações, mas os números nos EUA falam por si: enquanto a Ford emplacou no acumulado de 2021 cerca de 603.090 unidades da Série F e a Chevrolet entregou 414.389 exemplares da Silverado, a Titan vendeu apenas 22.772 unidades.

Nissan Titan 2020
Nissan Titan 2020
Nissan Titan 2020

A Titan foi profundamente reformulada em 2015 e recebeu atualizações novamente em 2019. Nesta última mexida, ganhou grade frontal mais proeminente e com design mais agressivo, faróis mais sofisticados com luzes de LED, lanternas também em LED e caçamba com iluminação em quatro diferentes pontos. Por dentro, a Nissan alterou levemente o desenho das saídas de ar, adicionou novos porta-objetos e adotou novos revestimentos.

Sob o capô, tem motor 5.6 V8 a gasolina com 400 cv e de potência 57,1 kgfm de torque. O câmbio automático, que antes tinha 7 marchas, agora é de 9 velocidades. Na segurança, destaque para os itens do chamado pacote Safety Shield 360, que inclui frenagem de emergência automática com detecção de pedestres, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, alerta de mudança de faixa e faróis com regulador automático do facho alto.

Nova Nissan Frontier 2022 - EUA
Nissan Frontier para os EUA

Além da Titan, a Nissan atua no mercado de picapes na América do Norte com a Frontier. Por lá, o modelo difere da versão global vendida no Brasil por contar com visual exclusivo e motor próprio (3.8 V6 a gasolina com 314 cv e 38,8 kgfm de torque). Ao contrário da irmão maior, a Frontier tem vendas satisfatórias e boa participação no segmento, onde enfrenta Toyota Tacoma e Chevrolet Colorado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com