Em 10 de setembro de 2021, a Apple publicou um novo boletim de suporte aconselhando muitos usuários de modelos recentes do iPhone a não montar seus dispositivos em motocicletas. Qual é o motivo? Para citar o documento diretamente, “expor seu iPhone a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência, especificamente aquelas geradas por motocicletas de alta potência, pode degradar o desempenho do sistema de câmera”.

A linguagem é, digamos, um tanto imprecisa. Por exemplo, a Apple não dá nenhuma pista sobre as faixas de frequência específicas envolvidas, nem o que define como uma "motocicleta de alta potência". Informar os números reais para a frequência das vibrações que geram danos seriam útil. Ainda mais quando se trata de uma empresa internacional que busca atender às necessidades de um vasto número de usuários.

Ainda assim, talvez a Apple não estivesse tão preocupada com essa falta de especificidade, pois também recomendou aos proprietários de iPhone que não deveriam usá-los em veículos de duas rodas com motor menor, como ciclomotores ou scooters. A frase exata é: “conectar seu iPhone a veículos com motores elétricos ou de pequeno volume, como ciclomotores e scooters, pode levar a vibrações de amplitude comparativamente mais baixa, mas, se você fizer isso, um suporte com amortecimento de vibração é recomendado para diminuir o risco de danos ao seu iPhone e seus sistemas de estabilização ótica de imagem (OIS) e foco automático (AF). ”

O comunicado ainda acrescenta que "também é recomendado evitar o uso regular por períodos prolongados para diminuir ainda mais o risco de danos". Novamente, o que constitui “períodos prolongados” e / ou “uso regular”? Seria mais simples pedir aos usuários que parem de usar iPhones em todos os tipos de motocicletas, mas parece que a Apple quer dizer isso, mas sem dizer efetivamente.

Quais modelos de iPhone são afetados? Rumores dizem que os sistemas que a Apple cita no comunicado estão em uso desde o iPhone 7. Além disso, o iPhone 6 Plus e o iPhone 6S Plus também fazem uso desses sistemas. Agora, os pessoas que também são usuárias de versões anteriores a essas relataram problemas em fóruns.

No entanto, este documento de suporte de setembro de 2021 da Apple é a primeira declaração oficial da empresa sobre o assunto. Não está claro por que está fazendo esse comunicado agora. Em qualquer caso, isso claramente vai frustrar um grande número de pessoas que usam seus iPhones para navegação ou música em suas motos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com