Faz mais de seis anos desde que os primeiros rumores sobre um carro elétrico feito pela Apple circularam por aí. E, desde então, já foi dito que será um elétrico, depois que seria totalmente autônomo, que poderia ser feito em parceria com oura empresa e por aí vai. O relato mais recente vindo da Coreia do Sul diz que a Apple mudou os planos novamente, mas sem engavetar o projeto.

Ainda em um estágio inicial de desenvolvimento, o futuro carro da Apple supostamente será criado totalmente pela gigante da tecnologia sem qualquer tipo de participação com a indústria automotiva. A empresa até tentou, fazendo reuniões com diversas marcas como Hyundai, Nissan, Magna e, mais recentemente, com a Toyota. Porém, nenhuma mostrou interesse em uma colaboração.

De acordo com a nova reportagem publicada pelo site mk.co.kr, fontes ligadas à empresa confirmam que, como ninguém quis firmar uma parceria, a Apple decidiu seguir em frente sozinho e está trabalhando para restaurar o centro de desenvolvimento que havia criado em 2015 para o então chamado "Projeto Titan", onde contava até com uma oficina de reparação. A empresa também está indo atrás dos documentos necessários para criar contratos com fornecedores.

A reportagem esclarece que a principal razão para a Apple adotar esta estratégia seria porque as discussões com as fabricantes não teriam ido nada bem e perceberam que nenhuma ficaria interessada em uma potencial parceria. Depois de ouvir a recusa de diversas marcas, a fabricante do iPhone viu que não poderia adiar de novo o projeto, por correr o risco de perder o momento de mudança da indústria automotiva. Até contratou um engenheiro da Porsche para ajudar no desenvolvimento.

A mídia sul-coreana afirma que a Apple manteve o plano de produzir um carro elétrico bem tecnológico e com funções autônomas. No entanto, acredita-se que a empresa sediada em Cupertino precisará de, no mínimo, quatro anos para criar e lançar seu produto. Quando chegar às lojas, analistas da indústria acreditam que a Apple poderia vender cerca de 1,5 milhão de unidades até 2030.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com