Em mais um mês forte, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes registrou avanço expressivo. Segundo a Fenabrave, as 18.152 unidades emplacadas em julho representaram um crescimento de quase 87,5% na comparação com 2020. A parte mais significativa deste resultado teve relação direta com os modelos intermediários.
Superando a casa das 6 mil unidades pelo 3º mês seguido, o Jeep Compass (6.670) teve o seu 2º melhor desempenho desde o lançamento, atrás apenas das 6.969 unidades de dezembro. Já o vice-líder Toyota Corolla Cross superou a barreira dos 5 mil emplacamentos – 5.068 unidades, para ser exato – já em seu 4º mês no mercado.
Galeria: Comparativo: Jeep Compass S vs. Toyota Corolla Cross XRX Hybrid vs. VW Taos Launch Edition
Em seu 1º mês cheio, o Volkswagen Taos (1.026) subiu duas posições, mas completou o pódio bem distante dos seus maiores rivais. Terceiro em junho, o Caoa Chery Tiggo 8 caiu uma posição, mas os 906 emplacamentos representaram seu novo recorde no país – é o 3º mês consecutivo em que o modelo atinge o seu desempenho mais expressivo.
Em retração superior a 55%, o VW Tiguan (390) completou o top 5 apenas 2 unidades à frente de um Caoa Chery Tiggo 7 (388) que jamais havia vendido tanto. À frente do Ford Territory (263), o Mitsubishi Outlander (309) não tinha um mês tão positivo desde outubro de 2017 (329) – vale ressaltar, entretanto, que agora também são contabilizados emplacamentos da versão Sport, nada mais do que a reestilização do ASX.
Hyundai ix35 (238) e Mitsubishi Eclipse Cross (202) completaram o top 10. Maior aposta da Ford em 2021, o Bronco Sport chegou ao seu 3º mês no mercado abaixo das 200 unidades (171). Com versão reestilizada nas lojas, o Peugeot 3008 se aproximou das 100 unidades (96), insuficiente para fazê-lo superar uma modesta 14ª posição.
SUVs / Crossovers II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | JUL/21 | JUN/21 | JUL/20 | % JUL 21 | % JUN 21 | VARIAÇÃO JUL/JUN | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 39223 | 6670 | 6044 | 4785 | 41,11% | 40,59% | 10,36% | 39,39% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 15380 | 5068 | 4709 | 0 | 31,24% | 31,63% | 7,62% | - |
3º | VW TAOS | 1490 | 1026 | 463 | 0 | 6,32% | 3,11% | 121,60% | - |
4º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 4669 | 906 | 888 | 0 | 5,58% | 5,96% | 2,03% | - |
5º | VW TIGUAN | 2761 | 390 | 539 | 876 | 2,40% | 3,62% | -27,64% | -55,48% |
6º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1904 | 388 | 376 | 130 | 2,39% | 2,53% | 3,19% | 198,46% |
7º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 1665 | 309 | 262 | 186 | 1,90% | 1,76% | 17,94% | 66,13% |
8º | FORD TERRITORY | 1605 | 263 | 432 | 26 | 1,62% | 2,90% | -39,12% | 911,54% |
9º | HYUNDAI IX35 | 1739 | 238 | 223 | 415 | 1,47% | 1,50% | 6,73% | -42,65% |
10º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1244 | 202 | 203 | 175 | 1,25% | 1,36% | -0,49% | 15,43% |
11º | FORD BRONCO SPORT | 500 | 171 | 214 | 0 | 1,05% | 1,44% | -20,09% | - |
12º | TOYOTA RAV4 | 575 | 145 | 109 | 214 | 0,89% | 0,73% | 33,03% | -32,24% |
13º | HYUNDAI TUCSON | 1347 | 118 | 126 | 269 | 0,73% | 0,85% | -6,35% | -56,13% |
14º | PEUGEOT 3008 | 445 | 96 | 37 | 96 | 0,59% | 0,25% | 159,46% | 0,00% |
15º | KIA SPORTAGE | 773 | 94 | 86 | 146 | 0,58% | 0,58% | 9,30% | -35,62% |
16º | HONDA CR-V | 174 | 55 | 54 | 52 | 0,34% | 0,36% | 1,85% | 5,77% |
17º | CHEVROLET EQUINOX | 240 | 43 | 64 | 737 | 0,27% | 0,43% | -32,81% | -94,17% |
18º | MITSUBISHI ASX | 144 | 21 | 8 | 135 | 0,13% | 0,05% | 162,50% | -84,44% |
19º | JAC T60 | 102 | 14 | 24 | 14 | 0,09% | 0,16% | -41,67% | 0,00% |
20º | SUBARU XV | 115 | 4 | 17 | 34 | 0,02% | 0,11% | -76,47% | -88,24% |
21º | SUBARU FORESTER | 131 | 2 | 12 | 1 | 0,01% | 0,08% | -83,33% | 100,00% |
|
| 76226 | 16223 | 14890 | 8291 | 100,00% | 100,00% | 8,95% | 95,67% |
Galeria: Comparativo: Chevrolet Trailblazer Premier vs. Toyota SW4 SRX
Entre os modelos maiores, o líder Toyota SW4 (1.308), dono de quase 70% do segmento, teve seu mês mais forte desde dezembro de 2018 (1.346). Apesar de perder quase 22% de seus compradores em um ano, o Chevrolet Trailblazer (435) alcançou o maior número de emplacamentos desde então. O Mitsubishi Pajero (169) completou o pódio também em baixa.
SUVs / Crossovers III | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | JUL/21 | JUN/21 | JUL/20 | % JUL 21 | % JUN 21 | VARIAÇÃO JUL/JUN | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 7242 | 1308 | 1165 | 603 | 67,81% | 65,56% | 12,27% | 116,92% |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 1812 | 435 | 423 | 557 | 22,55% | 23,80% | 2,84% | -21,90% |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 1475 | 169 | 174 | 211 | 8,76% | 9,79% | -2,87% | -19,91% |
4º | JAC T80 | 25 | 7 | 3 | 0 | 0,36% | 0,17% | 133,33% | - |
5º | KIA SORENTO | 64 | 6 | 8 | 12 | 0,31% | 0,45% | -25,00% | -50,00% |
6º | FORD EDGE | 36 | 4 | 4 | 8 | 0,21% | 0,23% | 0,00% | -50,00% |
|
| 10654 | 1929 | 1777 | 1391 | 100,00% | 100,00% | 8,55% | 38,68% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave