Na menor participação na composição do mercado desde janeiro, as vendas diretas responderam por menos de 40% (39,72%) dos 162.404 autos e comerciais emplacados em julho. A Fiat, com 40,12% de market share, completou 11 meses de liderança. A Jeep, com 13,67%, repetiu o 2º lugar de junho. Volkswagen (8,56%), Renault (7,97%) e Chevrolet (6,90%) completaram o top 5.
Interrompendo uma liderança do Jeep Renegade (4.276) – desta vez o 3º colocado – que já durava 3 meses, o Fiat Argo (5.349) chegou ao topo com pouco menos da metade de seus registros totais. O Jeep Compass (4.540) foi o 2º, 3 posições acima do último ranking. Atrás do Fiat Mobi (3.695), o Citroën C4 Cactus (1.862) surpreendeu e garantiu o 5º lugar.
Com Fiat Cronos (1.407) como nº 1 entre os sedãs, Peugeot 208 (1.385) e Fiat Uno (1.379) na sequência, o grupo Stellantis emplacou todos os 8 primeiros colocados, algo inédito. Renault Duster (1.301) e Volkswagen T-Cross (1.042) completaram o pelotão de cima. Além do 208 em 7º, a Peugeot ainda emplacou o 2008 (871) novamente entre os 20 primeiros.
O novato VW Taos (295), em 27º, teve quase 30% de suas unidades na modalidade. Nenhum modelo, entretanto, foi tão pouco dependente das vendas diretas quanto o Honda HR-V (92 unidades, ficando na 43ª posição), com menos de 4% do total. Os Volvo XC60 (410), XC40 (103) e XC90 (88), além dos Audi Q5 (246) e Q3 (118) e dos BMW Série 3 320i (155) e X1 (76) foram os representantes premium no top 50.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUL. 21 |
1º |
FIAT ARGO |
5.349 |
49,20% |
10.873 |
2º |
JEEP COMPASS |
4.540 |
68,07% |
6.670 |
3º |
JEEP RENEGADE |
4.276 |
62,38% |
6.855 |
4º |
FIAT MOBI |
3.695 |
45,85% |
8.059 |
5º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.862 |
81,49% |
2.285 |
6º |
FIAT CRONOS |
1.407 |
54,41% |
2.586 |
7º |
PEUGEOT 208 |
1.385 |
84,61% |
1.637 |
8º |
FIAT UNO |
1.379 |
98,29% |
1.403 |
9º |
RENAULT DUSTER |
1.301 |
51,38% |
2.532 |
10º |
VW T-CROSS |
1.042 |
30,72% |
3.392 |
11º |
HYUNDAI HB20 |
1.009 |
12,94% |
7.799 |
12º |
RENAULT SANDERO |
941 |
66,93% |
1.406 |
13º |
NISSAN V-DRIVE |
927 |
79,23% |
1.170 |
14º |
PEUGEOT 2008 |
871 |
89,33% |
975 |
15º |
VW GOL |
829 |
45,93% |
1.805 |
16º |
RENAULT KWID |
816 |
16,77% |
4.865 |
17º |
FIAT SIENA |
812 |
58,25% |
1.394 |
18º |
NISSAN KICKS |
808 |
26,68% |
3.029 |
19º |
HYUNDAI CRETA |
805 |
18,86% |
4.268 |
20º |
VW VIRTUS |
797 |
41,32% |
1.929 |
21º |
FIAT DOBLÒ |
796 |
99,50% |
800 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
578 |
14,73% |
3.925 |
23º |
CHEVROLET SPIN |
565 |
48,09% |
1.175 |
24º |
VW NIVUS |
554 |
15,81% |
3.505 |
25º |
VOLVO XC60 |
410 |
97,62% |
420 |
26º |
RENAULT LOGAN |
323 |
70,68% |
457 |
27º |
VW TAOS |
295 |
28,75% |
1.026 |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
279 |
12,21% |
2.285 |
29º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
272 |
5,37% |
5.068 |
30º |
HYUNDAI HB20S |
264 |
10,96% |
2.408 |
31º |
VW VOYAGE |
255 |
66,75% |
382 |
32º |
AUDI Q5 |
246 |
99,19% |
248 |
33º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
229 |
52,64% |
435 |
34º |
CHEVROLET ONIX |
193 |
13,91% |
1.387 |
35º |
VW FOX |
173 |
13,10% |
1.321 |
36º |
BMW 320i |
155 |
30,63% |
506 |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
153 |
12,20% |
1.254 |
38º |
VW POLO |
150 |
10,78% |
1.392 |
39º |
AUDI Q3 |
118 |
53,64% |
220 |
40º |
VOLVO XC40 |
103 |
90,35% |
114 |
41º |
CHEVROLET TRACKER |
93 |
38,11% |
244 |
42º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
92 |
8,30% |
1.109 |
43º |
HONDA HR-V |
92 |
3,93% |
2.338 |
44º |
TOYOTA SW4 |
89 |
6,80% |
1.308 |
45º |
VOLVO XC90 |
88 |
92,63% |
95 |
46º |
HONDA CIVIC |
83 |
4,65% |
1.785 |
47º |
BMW X1 |
76 |
23,17% |
328 |
48º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
76 |
8,39% |
906 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
70 |
8,57% |
817 |
50º |
PEUGEOT 3008 |
67 |
69,79% |
96 |
Mais uma vez campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (7.830) teve mais de 80% de suas unidades fora do varejo. Vice-líder entre os comerciais leves, a Fiat Toro (3.361) viu a aproximação da Chevrolet S10 (3.163), 3ª em junho. Destaque para a gigante Ram 2500 (548), pela 1ª vez presente em um top 10 – a 1500, outra representante da marca, teve todas as suas 68 unidades registradas na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUL. 21 |
1º |
FIAT STRADA |
7.830 |
82,95% |
9.439 |
2º |
FIAT TORO |
3.361 |
47,81% |
7.030 |
3º |
CHEVROLET S10 |
3.163 |
76,36% |
4.142 |
4º |
VW SAVEIRO |
1.256 |
89,14% |
1.409 |
5º |
TOYOTA HILUX |
1.249 |
27,29% |
4.576 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.084 |
57,91% |
1.872 |
7º |
FIAT FIORINO |
832 |
51,71% |
1.609 |
8º |
RENAULT MASTER |
616 |
84,85% |
726 |
9º |
RAM 2500 |
548 |
97,86% |
560 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
479 |
51,95% |
922 |
11º |
MITSUBISHI L200 |
399 |
37,05% |
1.077 |
12º |
FIAT DUCATO |
226 |
76,09% |
297 |
13º |
FIAT DOBLÒ |
186 |
98,94% |
188 |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
140 |
41,54% |
337 |
15º |
VW AMAROK |
116 |
13,54% |
857 |
16º |
VW / MAN EXPRESS |
91 |
27,91% |
326 |
17º |
RAM 1500 |
68 |
100,00% |
68 |
18º |
FORD RANGER |
57 |
3,12% |
1.827 |
19º |
HYUNDAI HR |
52 |
17,16% |
303 |
20º |
CHEVROLET MONTANA |
50 |
51,55% |
97 |
21º |
CITROËN JUMPY |
45 |
19,65% |
229 |
22º |
PEUGEOT PARTNER |
10 |
76,92% |
13 |
23º |
IVECO DAILY 35-150 |
8 |
4,02% |
199 |
24º |
CITROËN JUMPER |
7 |
53,85% |
13 |
25º |
IVECO DAILY 30-130 |
4 |
3,81% |
105 |
26º |
IVECO DAILY 35S14 |
2 |
100,00% |
2 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
12,50% |
16 |
28º |
RENAULT KANGOO |
2 |
100,00% |
2 |
29º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat