Primeiras impressões Audi Q5 - Seguindo a família

Em outras ocasiões, já andamos e testamos o Audi A4 e o A5 Sportback. Em termos de dirigibilidade e conforto, eles estão entre os melhores à venda no Brasil. O SUV Q5, lançamento da marca alemã no Brasil, quer trilhar o caminho de seus irmãos para continuar sendo o utilitário esportivo mais vendido da Audi no mundo. Para comprovar isso, aceleramos a versão topo, Ambition pelas ruas e estradas do Rio de Janeiro (RJ).

 O que é?

O Q5 é o primeiro Audi a chegar ao Brasil importado do México. Fabricado em San José Chiapa, usa a plataforma MLBEvo, a mesma do A4 e A5 e de muitos outros modelos do Grupo Volkswagen, inclusive Porsche e Bentley. O motor 2.0 TFSI é o mesmo usado nos irmãos já lançados no país, mas apenas com a opção de 252 cv e 37,7 kgfm de torque. Ele tem dupla injeção de combustível (direta e indireta) e coletor integrado ao cabeçote, além do duplo comando de válvulas variável, mas não muda o ciclo de combustão, como a versão de 190 cv faz no A4 e A5 para economizar combustível. Ligado a ele está o câmbio S-Tronic (dupla embreagem) de 7 marchas com um novo sistema de tração quattro.

Audi Q5 2018 - Brasil
Audi Q5 2018 - Brasil

A principal diferença é a capacidade da tração ser distribuída, automaticamente, 100% para a dianteira, o que melhora o consumo de combustível. Quando necessário, usando a leitura de oito unidades eletrônicas (ABS, motor, transmissão, tração, direção, suspensão, reboque e injeção), a distribuição varia entre os eixos. Para controlar isso no painel, a variação depende do modo de conduçã...