A lista dos SUVs médios mais vendidos em julho mostra que teremos disputas interessantes nos próximos meses. Mas, ao menos por enquanto, o Compass segue firme no topo: embora com leve retração em relação a maio (-1,5%), o Jeep superou os 6 mil emplacamentos (6.046) pelo 2º mês seguido. A vantagem sobre o 2º colocado, no entanto, caiu.
Com 4.710 unidades, o Toyota Corolla Cross encurtou para pouco mais de 1,3 mil unidades uma desvantagem de quase 2,5 mil em maio. Mesmo distante dos 2 primeiros, o Caoa Chery Tiggo 8 (888) superou as 846 unidades do mês anterior para alcançar seu novo recorde por aqui. A 4ª posição ficou com o VW Tiguan (540), em queda superior a 19%.
Galeria: VW Taos Highline
A novidade foi a presença do VW Taos em 5º, com a maioria das 463 unidades como emplacamentos registrados para concessionárias. Será interessante acompanhar o desempenho do modelo ao longo do mês de julho para ver como ficará a disputa com o Compass e com o Corolla Cross pelo pódio. Em 6º e impulsionado por promoções realizadas pelas concessionárias, o Ford Territory (432) jamais havia vendido tanto.
O Caoa Chery Tiggo 7, com 376 unidades, teve seu melhor momento no ano. Mitsubishi Outlander (262), Hyundai IX35 (223) e Mitsubishi Eclipse Cross (203) completaram o top 10. O mês de junho marcou os primeiros emplacamentos do Caoa Exeed VX (3), versão mais sofisticada do Tiggo 8 e que poderá ser lançada oficialmente nos próximos meses.
Ranking dos SUVs médios mais vendidos em junho
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/21 | MAI/21 | JUN/20 | % JUN 21 | % MAI 21 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 6046 | 6135 | 3233 | 41,18% | 46,80% | -1,45% | 87,01% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 4710 | 3677 | 0 | 32,08% | 28,05% | 28,09% | - |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 888 | 846 | 0 | 6,05% | 6,45% | 4,96% | - |
4º | VW TIGUAN | 540 | 483 | 668 | 3,68% | 3,68% | 11,80% | -19,16% |
5º | VW TAOS | 463 | 1 | 0 | 3,15% | 0,01% | - | - |
6º | FORD TERRITORY | 432 | 363 | 20 | 2,94% | 2,77% | 19,01% | 2060,00% |
7º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 376 | 345 | 58 | 2,56% | 2,63% | 8,99% | 548,28% |
8º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 262 | 259 | 83 | 1,78% | 1,98% | 1,16% | 215,66% |
9º | HYUNDAI IX35 | 223 | 179 | 143 | 1,52% | 1,37% | 24,58% | 55,94% |
10º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 203 | 171 | 166 | 1,38% | 1,30% | 18,71% | 22,29% |
11º | HYUNDAI TUCSON | 126 | 153 | 234 | 0,86% | 1,17% | -17,65% | -46,15% |
12º | TOYOTA RAV4 | 109 | 58 | 174 | 0,74% | 0,44% | 87,93% | -37,36% |
13º | KIA SPORTAGE | 86 | 172 | 114 | 0,59% | 1,31% | -50,00% | -24,56% |
14º | CHEVROLET EQUINOX | 64 | 31 | 575 | 0,44% | 0,24% | 106,45% | -88,87% |
15º | HONDA CR-V | 54 | 60 | 50 | 0,37% | 0,46% | -10,00% | 8,00% |
16º | PEUGEOT 3008 | 37 | 86 | 85 | 0,25% | 0,66% | -56,98% | -56,47% |
17º | JAC T60 | 24 | 16 | 10 | 0,16% | 0,12% | 50,00% | 140,00% |
18º | SUBARU XV | 17 | 19 | 5 | 0,12% | 0,14% | -10,53% | 240,00% |
19º | SUBARU FORESTER | 12 | 30 | 23 | 0,08% | 0,23% | -60,00% | -47,83% |
20º | MITSUBISHI ASX | 8 | 21 | 120 | 0,05% | 0,16% | -61,90% | -93,33% |
21º | CAOA EXEED VX | 3 | 0 | 0 | 0,02% | 0,00% | - | - |
|
| 14683 | 13108 | 5761 | 100,00% | 100,00% | 12,02% | 154,87% |
Ranking dos SUVs grandes mais vendidos em junho
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.087) se aproximou dos 80% de Market share. O Mitsubishi Pajero, com apenas 199 unidades, foi o rival mais próximo. Com 67 unidades, o Chevrolet Trailblazer não tinha um resultado tão ruim desde julho de 2016 (43). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban conquistou 3 consumidores.
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/21 | MAI/21 | JUN/20 | % JUN 21 | % MAI 21 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 1165 | 1087 | 465 | 63,98% | 78,60% | 7,18% | 150,54% |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 423 | 67 | 396 | 23,23% | 4,84% | 531,34% | 6,82% |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 174 | 199 | 179 | 9,56% | 14,39% | -12,56% | -2,79% |
4º | JEEP WRANGLER | 41 | 13 | 34 | 2,25% | 0,94% | 215,38% | 20,59% |
5º | KIA SORENTO | 8 | 7 | 5 | 0,44% | 0,51% | 14,29% | 60,00% |
6º | FORD EDGE | 4 | 7 | 5 | 0,22% | 0,51% | -42,86% | -20,00% |
7º | JAC T80 | 3 | 0 | 2 | 0,16% | 0,00% | - | 50,00% |
8º | CHEVROLET SUBURBAN | 2 | 3 | 1 | 0,11% | 0,22% | -33,33% | 100,00% |
9º | NISSAN PATHFINDER | 1 | 0 | 0 | 0,05% | 0,00% | - | - |
|
| 1821 | 1383 | 1087 | 100,00% | 100,00% | 31,67% | 67,53% |
NO 1º SEMESTRE
Mesmo com a chegada de novos concorrentes, o domínio do Compass permaneceu praticamente ileso. Com 32.555 emplacamentos, quase 85% a mais do que no 1º semestre de 2020, o Jeep produzido em Goiana (PE) perdeu menos de 1 ponto percentual de participação de mercado. Estreante em março, o Toyota Corolla Cross (10.313) fechou a 1ª parte do ano como vice-líder.
Lançado no 2º semestre do ano passado, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.763) completou o pódio com quase 1,4 mil unidades de vantagem sobre um VW Tiguan (2.372) que foi o único entre os 10 primeiros a perder fôlego (-32,5%). Numa briga definida por apenas 15 unidades, o Caoa Chery Tiggo 7 (1.516) levou a melhor sobre o Hyundai IX35 (1.501) e assegurou o 5º lugar.
Com promoções realizadas nas últimas semanas, o Ford Territory (1.342) por muito pouco não tomou do Mitsubishi Outlander (1.356) a 7ª posição. Hyundai Tucson (1.229) e Mitsubishi Eclipse Cross (1.042) completou o pelotão de cima. Para Toyota RAV4 (430) e Chevrolet Equinox (197) o 1º semestre não deixará boas lembranças: ambos tiveram quedas superiores a 70%.
SUVs / Crossovers II | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 32555 | 54,54% | 17633 | 55,45% | 84,63% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 10313 | 17,28% | 0 | 0,00% | - |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 3763 | 6,30% | 0 | 0,00% | - |
4º | VW TIGUAN | 2372 | 3,97% | 3512 | 11,05% | -32,46% |
5º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1516 | 2,54% | 1021 | 3,21% | 48,48% |
6º | HYUNDAI IX35 | 1501 | 2,51% | 1183 | 3,72% | 26,88% |
7º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 1356 | 2,27% | 434 | 1,36% | 212,44% |
8º | FORD TERRITORY | 1342 | 2,25% | 20 | 0,06% | 6610,00% |
9º | HYUNDAI TUCSON | 1229 | 2,06% | 910 | 2,86% | 35,05% |
10º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1042 | 1,75% | 909 | 2,86% | 14,63% |
11º | KIA SPORTAGE | 679 | 1,14% | 805 | 2,53% | -15,65% |
12º | VW TAOS | 464 | 0,78% | 0 | 0,00% | - |
13º | TOYOTA RAV4 | 430 | 0,72% | 1604 | 5,04% | -73,19% |
14º | PEUGEOT 3008 | 349 | 0,58% | 538 | 1,69% | -35,13% |
15º | CHEVROLET EQUINOX | 197 | 0,33% | 1886 | 5,93% | -89,55% |
16º | SUBARU FORESTER | 129 | 0,22% | 58 | 0,18% | 122,41% |
17º | MITSUBISHI ASX | 123 | 0,21% | 736 | 2,31% | -83,29% |
18º | HONDA CR-V | 119 | 0,20% | 300 | 0,94% | -60,33% |
19º | SUBARU XV | 111 | 0,19% | 68 | 0,21% | 63,24% |
20º | JAC T60 | 88 | 0,15% | 69 | 0,22% | 27,54% |
21º | SUBARU OUTBACK | 5 | 0,01% | 13 | 0,04% | -61,54% |
22º | CAOA EXEED LX | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
23º | CAOA EXEED VX | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
24º | PEUGEOT 5008 | 1 | 0,00% | 98 | 0,31% | -98,98% |
25º | SSANGYONG KORANDO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - |
|
| 59691 | 100,00% | 31797 | 100,00% | 87,73% |
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (5.934) cresceu quase 68% e aumentou ainda mais a já enorme vantagem sobre os rivais. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi acirrada: com o menor crescimento dentre os três primeiros (+37,7%), o Chevrolet Trailblazer ficou apenas 71 unidades à frente do Mitsubishi Pajero (1.377 x 1.306). O Jeep Wrangler, que há um ano havia emplacado 135 unidades, desta vez ficou abaixo das 100 (74).
SUVs / Crossovers III | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 5934 | 67,30% | 3538 | 63,04% | 67,72% |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 1377 | 15,62% | 1000 | 17,82% | 37,70% |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 1306 | 14,81% | 719 | 12,81% | 81,64% |
4º | JEEP WRANGLER | 74 | 0,84% | 135 | 2,41% | -45,19% |
5º | KIA SORENTO | 58 | 0,66% | 50 | 0,89% | 16,00% |
6º | FORD EDGE | 32 | 0,36% | 33 | 0,59% | -3,03% |
7º | JAC T80 | 18 | 0,20% | 13 | 0,23% | 38,46% |
8º | CHEVROLET SUBURBAN | 9 | 0,10% | 4 | 0,07% | 125,00% |
9º | JEEP GRAND CHEROKEE | 3 | 0,03% | 54 | 0,96% | -94,44% |
10º | HYUNDAI SANTA FE | 2 | 0,02% | 57 | 1,02% | -96,49% |
11º | LIFAN X80 | 2 | 0,02% | 8 | 0,14% | -75,00% |
12º | FORD EXPLORER | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
13º | NISSAN PATHFINDER | 1 | 0,01% | 1 | 0,02% | 0,00% |
|
| 8817 | 100,00% | 5612 | 100,00% | 57,11% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave