Chevrolet Tracker assume liderança entre SUVs compactos em março
Após liderar por 4 meses, Jeep Renegade cai para a 2ª posição
O segmento de SUVs compactos encerrou março com 42.839 emplacamentos, quase ¼ de todos os registros do mês passado no Brasil. Este resultado representou um avanço de praticamente 50% frente ao mesmo período de 2020, quando a pandemia começou a se tornar um problema concreto no país.
Após 4 meses consecutivos no topo, o Jeep Renegade (6.186) perdeu a posição de honra para o Tracker (6.410) e por muito pouco também não foi superado pelo Hyundai Creta (6.173) – dos três, o Chevrolet registrou a maior evolução (+236,3%). Com a paralisação da produção de Onix e Onix Plus, é possível que alguns clientes que buscavam as versões mais caras do hatch e sedã tenham migrado para o SUV compacto. Vice-líder em fevereiro, o Volkswagen T-Cross (5.289) caiu para a 4ª colocação.
O VW Nivus, com 3.918 unidades, voltou ao top 5, mas sob ameaça de um Honda HR-V (3.728) que já ganhou nova geração no exterior – por aqui ainda não há previsão de lançamento. Apesar de recém-reestilizado, o Nissan Kicks (3.136) foi o único do top 10 a perder espaço nos últimos 12 meses (-12,8%). Destaque para a forte evolução do Renault Duster (2.624, +158,5%).
Em baixa nos últimos meses, o Citroën C4 Cactus voltou a superar os mil emplacamentos (1.125), agora que será o único modelo da marca no Brasil até o 2º semestre. No compasso de espera pela reestilização e pela nova motorização turbo, o Renault Captur conquistou apenas 510 consumidores. Pioneiro da categoria, o Ford Ecosport (315) foi apenas o 15º em seus últimos momentos no mercado.
SUVs compactos mais vendidos de março:
POS. |
MODELO |
MAR/21 |
FEV/21 |
MAR/20 |
% MAR 21 |
% FEV 21 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
6410 |
5042 |
1906 |
14,96% |
13,68% |
27,13% |
236,31% |
2º |
JEEP RENEGADE |
6186 |
5834 |
4492 |
14,44% |
15,83% |
6,03% |
37,71% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
6173 |
4826 |
3484 |
14,41% |
13,09% |
27,91% |
77,18% |
4º |
VW T-CROSS |
5289 |
5524 |
4417 |
12,35% |
14,99% |
-4,25% |
19,74% |
5º |
VW NIVUS |
3918 |
3467 |
0 |
9,15% |
9,41% |
13,01% |
- |
6º |
HONDA HR-V |
3728 |
3702 |
2760 |
8,70% |
10,04% |
0,70% |
35,07% |
7º |
NISSAN KICKS |
3136 |
3230 |
3597 |
7,32% |
8,76% |
-2,91% |
-12,82% |
8º |
RENAULT DUSTER |
2624 |
1436 |
1015 |
6,13% |
3,90% |
82,73% |
158,52% |
9º |
HONDA WR-V |
1209 |
830 |
785 |
2,82% |
2,25% |
45,66% |
54,01% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1125 |
587 |
803 |
2,63% |
1,59% |
91,65% |
40,10% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
822 |
642 |
1192 |
1,92% |
1,74% |
28,04% |
-31,04% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
709 |
277 |
316 |
1,66% |
0,75% |
155,96% |
124,37% |
13º |
RENAULT CAPTUR |
510 |
422 |
1117 |
1,19% |
1,14% |
20,85% |
-54,34% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
428 |
287 |
403 |
1,00% |
0,78% |
49,13% |
6,20% |
15º |
FORD ECOSPORT |
315 |
526 |
2050 |
0,74% |
1,43% |
-40,11% |
-84,63% |
16º |
TROLLER T4 / TX4 |
67 |
43 |
73 |
0,16% |
0,12% |
55,81% |
-8,22% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
57 |
37 |
76 |
0,13% |
0,10% |
54,05% |
-25,00% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
49 |
70 |
57 |
0,11% |
0,19% |
-30,00% |
-14,04% |
19º |
JAC T40 |
33 |
24 |
18 |
0,08% |
0,07% |
37,50% |
83,33% |
20º |
SUZUKI VITARA |
23 |
35 |
41 |
0,05% |
0,09% |
-34,29% |
-43,90% |
21º |
JAC T50 / T5 |
14 |
11 |
2 |
0,03% |
0,03% |
27,27% |
600,00% |
22º |
SUZUKI SCROSS |
14 |
11 |
7 |
0,03% |
0,03% |
27,27% |
100,00% |
|
|
42839 |
36863 |
28611 |
100,00% |
100,00% |
16,21% |
49,73% |
Fonte: Fenabrave
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