Variante norte-americana segue caminho diferente do modelo global vendido no Brasil

Especulado desde 2017, o lançamento de uma nova geração para a Nissan Frontier finalmente se torna realidade na América do Norte. Completamente reformulada, a Frontier 2022 chega ao mercado com a missão de substituir o longevo modelo vendido desde 2004 e rivalizar diretamente com Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado, Ford Ranger, GMC Canyon, Jeep Gladiator e companhia.

Como já adiantavam flagras e rumores, a solução encontrada pela Nissan para o mercado norte-americano não foi a mesma vista globalmente. Na prática, a Frontier 2022 para Estados Unidos e Canadá é um modelo com design e motor exclusivos, em detrimento da versão internacional vendida no Brasil e em vários outros países.

Galeria: Nova Nissan Frontier 2022 - EUA

Do ponto de vista estético, a Nissan afirma que buscou inspiração principalmente na picape Hardbody vendida nas décadas de 1980 e 1990. As linhas gerais são retilíneas e conferem design robusto, bem ao gosto do consumidor norte-americano. Detalhes da traseira, como tampa da caçamba e formato das lanternas, também remetem à outra camionete da marca, neste caso a grandalhona Titan.

No interior, as fotos revelam evoluções importantes, com destaque para a central multimídia de 8 ou 9 polegadas (a maior da categoria), partida por botão, saídas de ar posicionadas na vertical, ar-condicionado digital, entre outros. Em termos de conectividade, são destaque itens como Apple CarPlay e Android Auto, e portas USB-A e USB-C na frente. Já o carregador sem fio para smartphones e ponto de acesso Wi-Fi são oferecidos como opcionais.

Nova Nissan Frontier 2022 - EUA

Apesar da profunda mudança estética, a Frontier 2022 continua estruturalmente ligada ao modelo anterior. Como já era especulado, a Nissan abriu mão da plataforma da Frontier global (também chamada de NP300 ou Navara) e optou por modernizar a antiga arquitetura F-Alpha, tornando-a compatível com a nova realidade do segmento. Dessa forma, foram otimizados pontos como estabilidade, conforto e capacidade off-road. A marca também anuncia redução de 80% em ruídos e vibrações.

Nova Nissan Frontier 2022 - EUA
Nova Nissan Frontier 2022 - EUA
Nova Nissan Frontier 2022 - EUA

Sob o capô, o motor também não mudou - até pelo fato de ser novo e oferecido há menos de 1 ano na Frontier antiga. Trata-se de um 3.8 V6 a gasolina com potência de 314 cv e torque de 38,8 kgfm. Sai de fábrica sempre ligado câmbio automático de 9 marchas. A tração 4x4 é acionada eletronicamente via seletor giratório. Para ajudar no off-road, algumas versões, como a Pro-4X, oferecem diferencial traseiro com travamento eletrônico, placas protetoras na parte inferior da carroceria e amortecedores específicos.

Falando em versões, a gama é composta pelas configurações S, SV, Pro-4X (modelo das fotos) e Pro-X. Há opção de cabine estendida ou dupla, bem como duas opções de tamanho para a caçamba. As vendas nos EUA serão iniciadas no meio do ano e preços serão divulgados na ocasião.