Composto atualmente pelos modelos Duster, Koleos e Mégane E-Tech, o portfólio de SUVs da Renault na Argentina será ampliado em breve com a chegada de mais um integrante. Em entrevista concedida nesta semana, o presidente local da marca, Pablo Sibilla, adiantou que o lançamento em questão já foi definido e será o cross-cupê Arkana - vendido desde 2020 em mercados do exterior.

Unidades do modelo já foram flagradas em solo argentino e indicam que o lançamento não deve demorar para acontecer. Com o Arkana, a Renault oferecerá opção mais refinada ao Duster e, ao mesmo tempo, mais acessível que o caro Koleos. Indiretamente, buscará conquistar antigos clientes do sedã Fluence, que foi produzido na Argentina até 2018. O Arkana, no entanto, será importado da Coreia do Sul.

Renault Arkana 2024

A Renault não confirmou detalhes sobre preços ou versões, mas certamente oferecerá o modelo em variantes mais caras. Com isso, o Arkana deverá ficar posicionado ligeiramente acima de cross-cupês produzidos no Mercosul, como Fiat Fastback, Volkswagen Nivus e o futuro Citroën Basalt. Lá fora, são oferecidos motores 1.3 híbrido-leve com 140 ou 160 cv, bem como 1.6 E-Tech híbrido convencional com 145 cv de potência.

Renault Arkana 2024

Lançado em 2020 com foco em mercados emergentes, o Arkana nasceu como derivado do Duster e construído na datada plataforma B0. Teria o Brasil e a Rússia como principais mercados, mas os planos mudaram no meio do caminho e o modelo acabou alcançando novos destinos. A Renault gostou tanto do carro que criou uma versão diferente para mercados da Europa, neste caso baseada na moderna plataforma CMF-B e com mais de 170.000 unidades vendidas na região.

Por aqui, o lançamento do Arkana foi especulado por meses, mas nunca concretizado. A Renault resolveu concentrar apostas no Kardian, recém-lançado, e no futuro SUV médio que será lançado ainda neste ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com