Apesar de desfalcado em muitos países por conta de avanço irrefreável dos SUVs, o segmento de sedãs ainda é considerado bastante importante pela Nissan. Na China, por exemplo, a marca faz contraponto à avalanche de crossovers apresentados no Salão de Pequim e leva ao evento dois três-volumes conceituais. Batizados de Epoch e Evo, foram desenvolvidos em parceria com a Dongfeng e serão lançados comercialmente muito em breve.

Durante a conferência de imprensa, o CEO da Nissan, Makoto Uchida, disse que os conceitos estão “muito próximos da realidade” e que o desenvolvimento das versões de produção já foi iniciado. O plano é colocar o Epoch à venda dentro de um ano e adicionar o Evo ao portfólio logo depois. Os dois têm porte bem parecido, mas se diferenciam em aspectos do design e do sistema de propulsão adotado.

Nissan Epoch, Evo, Epic, Era Concepts

O Evo, por exemplo tem linhas mais ousadas, inclinação de teto mais elegante e traseira com formato mais arrojado. No interior, o painel tem abordagem minimalista ao estilo Tesla e concentra todos os controles em uma gigantesca tela touch ao estilo tablet. A Nissan adiantou que o modelo terá diversos recursos no pacote ADAS e assistente pessoal virtual aprimorado por inteligência artificial. Mecanicamente, o conjunto adotado é híbrido plug-in.

Nissan Epoch Concept

Nissan Epoch Concept

Por sua vez, o Epoch adota propulsão totalmente elétrica e, segundo a marca, foi projetado para “empreendedores urbanos e suburbanos”. O objetivo da Nissan parece ser rivalizar diretamente com o Tesla Model 3, apostando em carroceria elegante, linhas minimalistas e modernos faróis LED divididos. O Epoch também está repleto de tecnologias de IA e conta até com assistente virtual que reconhece emoções.

Nissan Epic Concept

Nissan Epic Concept

No mesmo 'pacote conceitual', a Nissan também apresentou dois SUVs - Epic e Era - e promete colocá-los à venda junto com os sedãs. O Epic Concept é totalmente elétrico e pensado para “casais da cidade que exploram aventuras nos finais de semana”. O interior tem tela tripla, borrifador de perfume e poltronas ​​​​com almofadas para os passageiros traseiros. Já o Era Concept é híbrido plug-in e feito para “jovens empresários que tratam o seu carro como uma segunda casa”.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com