Muito se lamenta sobre o fim das station wagons. As famosas peruas deixaram o mercado ao redor do mundo para dar lugar aos SUVs, mas algumas resistem e já tem até nova geração confirmadas. É o caso da Golf Variant, que a Volkswagen já confirmou que será lançada na geração MK8 da família Golf - antes da pandemia, o programado era outubro, mas a data pode ter sido adiada e a veremos apenas em 2021. 

Mais uma vez, Renato Aspromonte, do OverboostBR, colocou em forma de projeção uma ideia do que veremos em um futuro próximo. Usando como base o novo Golf MK8, com uma nova identidade visual principalmente na dianteira, a perua ganhou forma. Como na geração MK7, a Golf Variant manteve uma pegada mais esportiva, destacada aqui pelas rodas de 18" e as saídas dupla (falsas) no para-choque traseiro. O formato dos vidros segue o mesmo das demais peruas da marca. Duas discretas barras no teto seguem o conceito das peruas, mas acompanhadas do novo logo da Volkswagen na dianteira e traseira. 

Projeção - VW Golf Variant MK8
Projeção - VW Golf Variant MK8

Voltando ao mundo real, a Golf Variant deve seguir o hatch quando for lançada. Usará os motores 1.0 TSI e 1.5 TSI a gasolina, sendo o 1.5 com a opção de híbrido leve, e o 2.0 turbodiesel para mercados europeus que ainda pedem este tipo de combustível. Existe uma dúvida se a perua também terá versões híbridas, mas apostas dizem que a Alltrack, aventureira, se manterá no catálogo. 

Virá ao Brasil? Infelizmente podemos esquecer dela. A Golf Variant será produzida apenas na Alemanha, atendendo os europeus que, em diversos países, ainda preferem sedãs e peruas aos SUVs, o que já a descarta quase automaticamente pelo alto valor que teria se chegasse por aqui. Ao mesmo tempo, o próprio Golf ainda vive um mistério, já que a Volkswagen não crava, mas fontes dizem que ele deverá ser importado apenas na versão GTE, híbrida esportiva, e muito talvez o GTI, a combustão. Uma pena. 

Galeria: Projeção - VW Golf Variant MK8

Envie seu flagra! flagra@motor1.com