A linha 2020 do Toyota RAV4 começa a ser vendida no Brasil e traz apenas duas mudanças. A primeira é que o crossover híbrido agora oferece conexão com Android Auto e Apple CarPlay, item muito requisitado pelos clientes e que, aos poucos, vai sendo colocado em toda a linha da marca. Já a segunda novidade é uma notícia ruim: agora o SUV tem preço inicial de R$ 193.990, chegando a R$ 213.990 na versão mais completa, o que é um aumento de até R$ 18 mil.
Após um bom tempo de resistência por parte da fabricante japonesa, os sistemas Android Auto e Apple CarPlay finalmente estão sendo adicionados aos seus carros. O Toyota RAV4 é o terceiro veículo da marca a adotar a tecnologia, após o novo Corolla e a linha 2020 do Yaris. A empresa justificava a ausência por se preocupar com o uso dos dados dos clientes, mas acabou mudando de ideia.
Com a disparada do dólar nos últimos meses, a Toyota teve que aumentar os preços do RAV4 pela quarta vez desde o lançamento. A versão S Connect Hybrid agora é vendida por R$ 193.990, apenas R$ 2 mil menos do que o preço praticado até então pela variante topo de linha. Falando nela, a configuração SX Connect Hybrid quebrou a barreira dos R$ 200 mil e será comercializada por R$ 213.990. Desde o lançamento, os preços das versões subiram R$ 28 mil e R$ 34 mil, respectivamente.
Sem mais alterações, o RAV4 S Connect Hybrid continua a vir com ar-condicionado digital automático de duas zonas, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), bancos com ajuste elétrico e ventilação, chave presencial, faróis full-LED, partida por botão, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 7”, painel de instrumentos com display TFT de 7”, rodas de liga leve de 18”, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e mais.
Na versão SX Connect Hybrid, o crossover ganha teto solar panorâmico, carregador wireless para smartphones, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor debaixo do para-choque traseiro, paddle-shift para trocas manuais de marcha e o pacote Safety Sense, que adiciona faróis altos automáticos, sistema pré-colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de mudança de faixa com condução assistida.
A motorização do Toyota RAV4 2020 é composta pelo sistema híbrido com o motor 2.5 aspirado de quatro cilindros, que entrega 178 cv a 5.700 rpm e 22,5 kgfm de torque a 3.600 rpm. Ele trabalha com conjunto com três motores elétricos que somam 120 cv e 20,6 kgfm. A potência combinada total é de 222 cv, enviando essa força para as quatro rodas através do câmbio automático CVT.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota RAV4 PHEV faz 35 km/l e chega ao Brasil pelo preço de R$ 399.990
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Os 10 carros híbridos mais baratos do Brasil em 2023; veja os preços
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Toyota RAV4 2022 chega às lojas: veja preço e o que muda
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Novo Toyota RAV4 2023 terá painel digital e novo multimídia