Marca decide não apostar em estreia online no momento e diz que estreia será "nas próximas semanas ou meses"

Uma das estreias mais esperadas do Salão de Genebra (Suíça) era um inédito SUV compacto da Toyota, baseado na nova geração do Yaris. Com o cancelamento do evento, muitas fabricantes decidiram fazer apresentações pela internet, mas a Toyota não quis seguir o mesmo caminho. De acordo com o site Automotive News, a marca japonesa adiou a revelação do carro e não há uma nova data definida.

O novo SUV compacto da Toyota será o primeiro produzido com a plataforma TNGA-B para modelos pequenos, com um parentesco muito grande com a nova geração do Yaris. Ele será posicionado abaixo do C-HR e a marca já confirmou que ele terá uma versão híbrida semelhante ao do hatchback, com um motor 1.5 de três cilindros e outro elétrico. Também terá um sistema de tração integral, algo difícil de ver no segmento.

Segundo a fonte ouvida pelo site Automotive News, a apresentação pode acontecer “nas próximas semanas ou meses”, o que mostra que nem a Toyota sabe ainda quando irá revelar o carro. Como seu principal mercado seria a Europa, a fabricante deve esperar que a situação causada pelo coronavírus se acalme. Como ele só começará a ser vendido em março do ano que vem, é possível que seja mostrado no Salão de Paris (França), no segundo semestre.

Toyota SUV compacto - Teaser

Até o momento, tudo o que temos são os dois teasers acima, um deles mostrando o carro de perfil e outro focado na traseira. A imagem da parte de trás adianta que contará com lanternas em LED, além do emblema da motorização híbrida. Já o desenho lateral mostra um teto quase reto, ao invés do estilo de cupê usado pelo C-HR, o que irá aumentar o espaço interno em relação ao modelo feito a partir do Corolla.

Apesar de não ser um carro para o mercado brasileiro, o SUV compacto do Toyota Yaris europeu pode adiantar alguns detalhes do crossover que a marca irá produzir em Sorocaba (SP) a partir de 2021. Motor1.com apurou com fontes ligadas à fabricante que ele será mais próximo do Corolla, com um entre-eixos por volta de 2,70 m e com a motorização 1.8 híbrida flex do sedã.