À venda há anos em mercados do exterior, como Estados Unidos e Europa, a versão Plug-in Hybrid do Toyota RAV4 finalmente começa a ser oferecida no Brasil. A novidade chega para complementar o portfólio já composto pela versão híbrida tradicional HEV e se diferencial pelo conjunto mais potente e econômico. O preço sugerido é de R$ 399.990, contra R$ 349.290 do modelo já vendido.
Na mecânica, o RAV4 PHEV combina motor 2.5 a gasolina de 185 cv e 22,7 kgfm de torque com dois motores elétricos. O dianteiro rende 182 cv e 27,5 kgfm, enquanto o traseiro entrega 54 cv e 12,3 kgfm. A Toyota divulga potência combinada de 306 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos, além de 55 km de autonomia no modo totalmente elétrico (graças às baterias de 18,1 kWh).
Toyota RAV4 PHEV - Brasil
Além disso, a marca anuncia média de consumo estimada de 35 km/l em percurso urbano e 30 km/l em estradas. Ao todo, o RAV4 PHEV possui quatro modos de condução do sistema híbrido plug-in: Normal, ECO, EV (elétrico) e Sport. As baterias são recarregadas através de carregador portátil convencional 2,3 kWh e ou wallbox de 7,4 kWh, que permite carga total em 2,5 horas.
Na versão já vendida por aqui, do tipo HEV, o RAV4 não precisa de recarga externa. O próprio sistema híbrido se encarrega de fazer o trabalho. No entanto, o conjunto é bem menos potente: 222 cv do HEV contra 306 cv do PHEV. Além disso, o consumo do plug-in é melhor: 35/30 km/l, contra 14/12,9 km/l do convencional.
Baseado na versão de acabamento XSE, o RAV4 PHEV oferece quadro de instrumentos com tela TFT de 12,3 polegadas, nova multimídia com tela de 10,5 polegadas, head-up display com informações sobre trajeto, velocidade e piloto automático, ar-condicionado digital de duas zonas e acionamento remoto (incluindo abertura e fechamento da tampa do porta-malas usando remotamente a chave do veículo).
Completam o pacote espelhos retrovisores externos autorretráteis com ajustes elétricos, sistema de aquecimento (desembaçador), 7 airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência (EBS), dois pontos de ancoragem Isofix, controle de tração e outros.
Há ainda assistência de permanência de faixa e alerta de oscilação, sistema LTA de câmera de reconhecimento frontal, radar e sensor de monitoramento de ponto cego, farol alto automático, sistema de pré-colisão frontal com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e mais.
Os principais rivais do RAV4 PHEV no Brasil são os chineses GWM Haval H6 PHEV, que custa R$ 269.000 e o BYD Song Plus, que está saindo por R$ 229.800. A diferença de preço é bastante significativa.