Mercedes-AMG, Aston Martin, BMW e Mini garantem espaço de uma forma diferente nas competições

Quando a Fórmula 1 (ou qualquer outra categoria de competição) tem a prova interrompida por algum motivo, entra em cena o Safety Car. Eles roubam a cena por alguns minutos ao liderar o batalhão de pilotos e seus carros enquanto as coisas entram em ordem na pista e sempre há um espaço para se destacaram. 

Mostramos aqui o Safety Car (e Medical Car) das 3 principais categorias de esportes a motor do mundo: Fórmula 1, Fórmula E e MotoGP, que carregam modelos da Mercedes-AMG, Aston Martin, BMW e Mini nestes papéis tão importantes para manter tanto a corrida quanto os piloto e espectadores seguros. E seu trabalho não é fácil. Na F1, por exemplo, o Safety Car tem que andar sempre em um ritmo mais rápido para evitar aquecimento dos motores ou resfriamento excessivo de pneus e freios dos carros logo atrás. 

Formula 1: Mercedes-AMG e Aston Martin

Mercedes-AMG Safety Car Formula1 (2021)
Aston Martin - Safety car e de emergência da Fórmula 1

Pela 1ª vez na história, 2 montadoras dividirão a responsabilidade em fornecer o Safety Car e Medical Car para a principal categoria do automobilismo. Se a Mercedes-AMG dominou por muito tempo (desde 1996), a Aston Martin não chega apenas dando nome a uma equipe, mas também estacionando seus modelos na garagem da categoria.

Mercedes-AMG GT R (Safety Car)

Mercedes-AMG Safety Car Formula1 (2021)

Por muitos anos ele carregou uma bela pintura prata em sua carroceria larga e baixa, mas este ano o AMG GT-R está vermelho. Apesar da mudança da roupa pela parceria com uma empresa de cybersecurity, o carro se mantém o mesmo dos demais anos, com o V8 4.0 biturbo de 485 cv - que curiosamente não é a versão mais potente do esportivo. Ele leva o Track Package, com santantonio e freios com composto de carbono-cerâmica. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e chega aos 318 km/h. 

Mercedes-AMG C 63 S Estate (Medical Car)

Mercedes-AMG Safety Car Formula1 (2021)

A alegria dos apaixonados pela peruas. O C 63 S Estate é uma figura que gostamos de ver quando está em alguma demonstração (mas não quando entra para trabalhar). Apesar da nova geração do Classe C já ter sido apresentada, ainda não há a linha AMG dele para colocar nas pistas, então esse papel ainda está com a geração anterior. Também tem um V8 4.0 biturbo, mas aqui com "apenas" 510 cv.

Aston Martin Vantage (Safety Car)

Aston Martin - Safety car e de emergência da Fórmula 1

Tão belo quanto o AMG GT, o Aston Martin Vantage quer ser o centro das atenções. Como os carros da equipe, o tom de verde (chamado de Aston Martin Racing Green) com a faixa em verde-limão conversa com a carroceria limpa do esportivo. Curiosamente eles utilizam o mesmo motor 4.0 V8 biturbo, mas o Aston Martin teve que ser preparado para a missão: são 25 cv a mais do que a versão de rua (agora com 535 cv) e mudanças na aerodinâmica, transmissão e na suspensão/direção para atender as normas exigidas pela FIA. 

Aston Martin DBX (Medical Car)

Aston Martin - Safety car e de emergência da Fórmula 1

Se a Mercedes-AMG tem uma perua, a Aston Martin vai de...SUV! O DBX é o Medical Car com o mesmo motor, de 550 cv e bastante espaço interno para levar uma enorme mala para atendimento médico, desfibrilador e um kit de atendimento para queimaduras, além de bancos especiais para o uso nos autódromos com a segurança necessária.

Formula E: BMW e Mini

BMW i8 Formula E Safety Car
MINI Electric Pacesetter by JCW

A "Season 7" da Fórmula E, competição de carros elétricos, segue com os modelos da BMW no papel de Safety Car e Medical Car, porém agora a Mini também dividirá o espaço com os modelos bávaros ao menos com o Safety Car - o Medical Car da Mini, se tiver, ainda não foi mostrado. Só não sabemos como será depois, já que o grupo deixará a competição e abrirá espaço para outra marca neste papel. 

BMW i8 (Safety Car)

BMW i8 Formula E Safety Car

Nada mais natural que o Safety Car da categoria seja um modelo híbrido. O BMW i8, apesar de já não ser mais produzido, ainda tem seu espaço e em uma curiosa versão conversível com algumas modificações, principalmente metade de seu para-brisas. A versão Coupé também aparece e nenhuma delas tem modificações mecânicas para a tarefa. Seguem com o conjunto do motor 1.5 turbo de 231 cv com o elétrico de 143 cv, que em conjunto produzem 374 cv. 

BMW iX3 (Medical Car)

bmw-ix3-2021-im-test

O site da BMW cita o novo SUV elétrico iX3 como o Medical Car da Formula E. Porém ainda não temos imagens ou informações sobre sua participação este ano, nem mesmo seu grafismo para se diferenciar nas pistas ou se ele tem mais que os 286 cv da versão de rua produzida na China. Até então, era utilizado um híbrido 530e.

MINI Electric Pacesetter (Safety Car)

MINI Electric Pacesetter by JCW

Baseado no novo Mini SE, o Pacesetter dividirá as atenções com o i8 Roadster este ano. Totalmente elétrico, traz elementos da versão GP, a mais potente com motor a combustão, e melhorias pela divisão John Cooper Works. O motor elétrico tem 183 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, mais rápido que o modelo de rua (7,3 segundos) por ser cerca de 130 kg mais leve. 

MotoGP: BMW

BMW M MotoGP Safety Car

Desde 1999 a BMW é a marca fornecedora oficial do MotoGP. Para a temporada 2021, terá a nova geração dos modelos M, incluindo motos e SUV - a marca também premia o piloto com maior pontuação no final da temporada com um modelo da divisão M. 

BMW M3 e M4 Competition (Safety Car)

BMW M MotoGP Safety Car
BMW M MotoGP Safety Car

A MotoGP já coloca em seu grid os novos BMW M3 Competition e M4 Competition. Sim, eles tem a grade dianteira polêmica, mas também o motor 6 cilindros em linha turbo com 517 cv e 66,3 kgfm de torque. Curiosamente, o M4 utilizará uma cor da linha, chamada São Paulo Yellow, assim como o M3 Competition usa o Froze Grey. Nenhuma modificação mecânica foi feita. 

BMW M5 CS (Safety Car)

BMW M MotoGP Safety Car

Outro lançamento recente da BMW M que vai para as pistas é o M5 CS. Aqui temos 645 cv no V8 biturbo 4.4 e muita fibra de carbono para acompanhar a galera das 2 rodas. Dentro da categoria, ainda temos o M8 Competition (Coupé e Grand Coupé) e o X5 M como Medical Car, além da M 1000 RR como Safety Bike. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com