Veja os Safety Cars da Fórmula 1, Fórmula E e MotoGP em 2022
Mercedes-AMG, Aston Martin, Porsche e BMW garantem espaço de uma forma diferente nas competições
Quando a Fórmula 1 (ou qualquer outra categoria de competição) tem a prova interrompida por algum motivo, entra em cena o Safety Car. Eles roubam a cena por alguns minutos ao liderar o batalhão de pilotos e seus carros enquanto as coisas entram em ordem na pista e sempre há um espaço para se destacarem.
Mostramos aqui o Safety Car (e Medical Car) das 3 principais categorias de esportes a motor do mundo: Fórmula 1, Fórmula E e MotoGP, que carregam modelos da Mercedes-AMG, Aston Martin, Porsche e BMW nestes papéis tão importantes para manter tanto a corrida quanto os piloto e espectadores seguros. E seu trabalho não é fácil. Na F1, por exemplo, o Safety Car tem que andar sempre em um ritmo mais rápido para evitar aquecimento dos motores ou resfriamento excessivo de pneus e freios dos carros logo atrás.
Formula 1: Mercedes-AMG e Aston Martin
Pelo 2º ano consecutivo, duas montadoras vão dividir a responsabilidade em fornecer os modelos Safety Car e Medical Car para a principal categoria do automobilismo mundial. Ou seja, tanto a Mercedes-AMG quando a inglesa Aston Martin vão continuar desfilando com seus carros ao longos dos Grande Prêmios ao redor do mundo. Vale lembrar que a Mercedes teve o domínio com os modelos Safety Car e Medical Car por longos 24 anos (desde 1996).
Mercedes-AMG GT R Black Series (Safety Car)
Desde a temporada passada da Fórmula 1 os carros da Mercedes usados como Medical Car e Safety Car são vermelhos, algo que vai continuar nesta temporada 2022. No lugar do Mercedes-AMG AMG GT R, a marca alemã colocou a versão mais potente do superesportivo disponível atualmente: o AMG GT Black Series.
Isso quer dizer que o safety car da temporada 2022 da F1 será ainda mais potente e rápido, já que o AMG GT Black Series traz motor V8 4.0 biturbo que entrega 730 cv de potência e 81,57 kgfm de torque. Ao final, são mais do que o 585 cv do GT R usado antes. Com isso, o novo superesportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 325 km/h.
O AMG GT Black Series carrega ainda o pacote Track com gaiola de proteção de titânio. Além disso, saíram as barras de luzes de teto, que foi trocada por luzes de LED na região do para-brisa que ficam dentro da cabine. Já as luzes na traseira foram são integradas no spoiler traseiro.
Mercedes-AMG GT63 S (Medical Car)
Saiu de cena a bela e clássica perua C 63 S Estate, usada desde 2015 e que infelizmente já dava sinais da idade - até hoje não há uma nova geração da perua esportiva. Agora o substituto do Medical Car na Fórmula 1 é nada menos do que o Mercedes-AMG GT 63 S, basicamente a versão quatro portas do superesportivo AMG GT. Com maiores dimensões, o modelo fica responsável por levar três médicos a bordo.
Volando ao sedã-cupê de quatro portas, ele ambém carrega a pintura vermelha do patrocinador, com destaque para oa cabamento degradê na pintura com a parte inferior preta e logotipo da AMG. Debaixo do capô o modelo vem equipado com um motor V8 4.0 biturbo V8, o mesmo usado pelo GT Black Series, mas com calibração "mais mansa" para entregar 639 cv. Com isso, a própria marca garante que ele acelera de 0 a 100 km/h também em 3,2 segundos, chegando a 315 km/h de máxima.
Aston Martin Vantage (Safety Car)
Os carros da Aston Martin foram destaque na temporada da F1 no ano passado por dividirem o grid da categoria com os Mercedes-AMG ao longo das corridas e, assim, cumprirem seu papel como Safety Car e Medical Car. E o Aston Martin Vantage foi o centro das atenções com seu belo design e o tom de verde da carroceria (chamado de Aston Martin Racing Green) e a boa notícia é que ele vai ser continuar marcando presença em 2022.
Isso quer dizer que o superesportivo manterá o mesmo motor 4.0 V8 biturbo de origem Mercedes. No mais o Vantage de Safety Car ostenta 535 cv de potência (25 cv a mais do que a versão de rua F1 Edition), mantendo também o mesmo padrão do modelo usado na temporada anterior, com destaque para o para-choque dianteiro com defletores para favorecer a aerodinâmica, fora a transmissão e suspensão/direção para atender as normas exigidas pela FIA.
Aston Martin DBX (Medical Car)
O Medical Car da Aston Martin segue também o mesmo: o utilitário DBX, que traz o motor V8 4.0 biturbo do Vantage. A diferença é que aqui rende 550 cv, fora que a cabine conta com espaço interno suficiente para todos os médicos, bem como uma enorme mala para atendimento, desfibrilador e um kit de atendimento para queimaduras. O SUV britânico tem também bancos especiais para o uso nos autódromos com a segurança necessária.
Formula E: Porsche
Porsche Taycan
Nesta temporada a Fórmula E finalmente terá um modelo de alto desempenho com motorização 100% elétrica: o Porsche Taycan Turbo S, que substitui o antigo BMW i8 (esportivo híbrido da marca bávara que se aposentou). Para ser transformado em Safety Car, o Taycan ganhou esquema de pintura especial com as cores das 11 equipes do grid, luzes de teto (e também luzes intermitentes nos para-choques), além da instalação de uma gaiola e bancos de corrida com cintos de segurança de seis pontos.
Para acompanhar os monopostos da Formula E, o Taycan Turbo S tem a disposição um motor de 560 kW (761 cv), o suficiente para o sedã-cupê da marca de Stuttgart livre de ruídos e emissões acelerar forte de 0 a 100 km/h em módicos 2,8 segundos e atingir os 260 km/h de velocidade máxima. O Safety Car da Porsche já estreou neste ano no final de janeiro, na abertura da temporada da Fórmula E em Diriyah, Arábia Saudita.
MotoGP: BMW
Faz 23 anos que a BMW é a marca oficial que fornece carros para a MotoGP, maior campeonato de motovelocidade do mundo. Enquanto que na temporada 2021 os protagonistas foram os modelos M3 Competitition e M4 Competition, na temporada de 2022 o destaque será modelo menor, mas um carro de corrida de verdade:BMW M2 CS Racing.
BMW M2 (Safety Car)
O cupê é nada menos do que um Safety Car feito com base em um carro de corrida, que recebeu a barras de luz e luzes dianteiras, além de uma pintura especial, que celebra os 50 anos dos carros feitos pela divisão BMW Motorsport. Debaixo do capô, o M2 CS Racing traz um motor seis cilindros em linha 3.0 twin-turbo de até 456 cv. Soma ainda diferencial mecânico de deslizamento limitado com pré-carga e resfriamento separado, bem como eixos de transmissão feitos especificamente para o modelo e teto de carbono.
Vale lembrar que outros carros da BMW atuarão como Safety Car numa forma de rodízio, à exemplo dos modelos M4 Competition, M5 CS e M8 Competition Gran Coupe. Um X5 M Competition será o novo Medical Car da temporada 2022 da MotoGP, enquanto duas motos BMW M 1000 RR serão usadas como Safety Bike.
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